terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PT admite problemas com campanha para prefeito em Fortaleza, Recife e Belo Horizonte


Partido terá de debater estratégia em 22 cidades do Brasil


O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP),
espera que o partido cresça 20% nas eleições deste ano



















O PT enfrenta dificuldades em definir seus candidatos a prefeito nas eleições deste ano em pelo menos 22 cidades, das quais se destacam Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.
Quem admitiu o “debate de tática” nessas cidades foi o próprio presidente nacional da legenda, deputado estadual Rui Falcão (SP), que na tarde de segunda-feira (27) se reuniu com os representantes da Comissão Eleitoral do partido no centro de São Paulo.



Ele destacou, no entanto, as três capitais por sua importância nacional. Sobre Belo Horizonte, a dúvida é se o PT sai com candidato próprio (o vice-prefeito Roberto Carvalho) ou apoia a reeleição de Márcio Lacerda (PSB).

- Qualquer que seja o resultado, queremos assegurar a unidade em torno da maioria.

Já em Fortaleza a dúvida é se será necessário convocar prévias para decidir qual dos cinco pré-candidatos será o escolhido para a disputa. Em Recife, a popularidade do prefeito petista, João da Costa Bezerra, vem patinando há tanto tempo que o partido vai esperar para decidir se ele tenta a reeleição ou cede seu lugar para outro candidato.

- O prefeito se dispõe a fazer uma avaliação em março para saber se houve uma recuperação porque há impopularidade.

Otimismo

Apesar de faltar consenso nessas capitais, Rui Falcão descreveu como “otimista” o quadro pré-eleitoral petista.
- Todos os Estados preveem crescimento no numero de prefeitos e vereadores, alguns com metas. O PT do Rio Grande do Sul prevê 20% crescimento de prefeitos.

Das 118 maiores cidades do Brasil, o PT terá candidato próprio em 68 e pretende apoiar aliados nas outras 10.

- Vamos apoiar o PMDB em Aparecida de Goiânia (GO), Bauru (SP), Rio de Janeiro e Volta Redonda (RJ).

Os candidatos do PDT terão apoio em Caruaru (PE) e São João de Meriti (RJ). O PRB petista ajuda do PT em Caucaia (CE); o PSB terá o PT na aliança em São Vicente (litoral paulista) e São José dos Pinhais (PR), enquanto o PTB terá candidato em Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário: