NATIVAS
PMJP planta mais de 20 mil mudas de árvores em 2010
Praças, calçadas, escolas, universidades e empresas receberam mudas
O Viveiro é uma iniciativa da Divisão de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e está inserido no projeto João Pessoa Verde para o Mundo, lançado em 2007. Onze profissionais trabalham no Viveiro. As sementes são coletadas em várias áreas do Estado, como na Mata do Pau Ferro, na cidade de Areia. Uma equipe passa o fim de semana coletando sementes em árvores cadastradas. Em seguida, já no Viveiro, é feito o processo de secagem e o plantio.
Áreas degradadas e espaços urbanos – Para áreas degradadas, as mudas devem atingir 80 cm antes de serem plantadas, o que leva em média quatro meses. Já nas áreas urbanas, como praças, calçadas, canteiros centrais e jardins públicos, a muda passa aproximadamente dois anos no Viveiro e quando atinge dois metros de altura é feito o plantio. Nas áreas urbanas, é preciso a avaliação de um técnico da Semam. Para se plantar árvores em calçadas, a planta precisa ter o sistema radicular pivotante, ou seja, são árvores com raízes profundas, que não quebram calçadas e não danificam os imóveis.
Educação ambiental – Cada instituição, ou mesmo morador que recebe uma muda de planta, é orientada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. As mudas doadas são acompanhadas de uma ficha técnica de cadastro, com o nome do responsável. No ano passado, 13 cidades da Paraíba receberam 1.465 mudas de árvores nativas, doadas pelo Viveiro. Escolas públicas e privadas também foram beneficiadas com 1.624 mudas.
Recuperação de área degradada – Mais de 18 mudas de árvores nativas foram plantadas na barreira do Cabo Branco, Mata do Buraquinho, Rio Cuiá, praia do Seixas e Rio Cabelo. As mudas plantadas deverão contribuir para conter a barreira do Cabo Branco e ainda preservar as margens dos rios.
Para o chefe da Divisão de Botânica da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, uma boa cobertura vegetal contribui para o conforto ambiental da cidade. "As sombras diminuem a temperatura e ainda aumentam a durabilidade da camada de asfalto, que recebem menos sol", complementou.
Da Secom JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário