Ele substitui José Eduardo Dutra, que deixou comando da sigla por problemas de saúde
O deputado estadual por São Paulo Rui Falcão foi oficializado nesta sexta-feira (29) como o novo presidente do PT até 2013, após a renúncia de José Eduardo Dutra por problemas de saúde.
Falcão foi escolhido por unanimidade entre os membros do Diretório Nacional, instância máxima de decisão do partido, que se reúne entre hoje e amanhã, em Brasília.
Usualmente a escolha do presidente do PT é feita por eleição direta na qual votam todos os filiados, mas, em caso de renúncia, o estatuto da legenda determina que a escolha seja feita pelo diretório.
O nome de Rui foi decidido ontem em reuniões de membros do partido em Brasília. Inicialmente, o senador pernambucano Humberto Costa era mais cotado, mas ele disse preferir continuar à frente da liderança do PT no Senado.
Em discurso para os membros do diretório após a escolha de seu nome, Rui disse que sua presidência buscará impor a “hegemonia” do PT no cenário político brasileiro.
- O PT tem que disputar com velhas ideias, conservadoras, neoliberais, que têm sido sistematicamente derrotadas nas ultimas eleições, mas insistem em querer ditar regras para o nosso governo.
Com a escolha de Rui, ganha força a ala paulista do PT, da qual fazem parte José Dirceu, José Genoino, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário