quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tribunal de Contas encontra irregularidades nos sistemas de compras e licitações do governo


União contratou empresas de servidores públicos e parlamentares

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) identificou indícios de falhas e irregularidades nos principais instrumentos gerenciadores de licitações e compras do governo federal.

Entre as irregularidades, foram encontradas contratações de empresas sem credibilidades, de firmas pertencentes a parlamentares e ainda algumas cujos sócios são servidores públicos do próprio órgão que contratou o serviço.

O tribunal avaliou o Siasg (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais), usado para atividades ligadas às contratações, e o Comprasnet, portal de compras do governo federal que permite a realização de pregões eletrônicos e o acesso a informações sobre licitações e contratos.

De acordo com a análise, divulgada no site do TCU, algumas informações nas bases de dados dos sistemas não são confiáveis. Os controles para evitar falhas e fraudes foram considerados insuficientes.

Além disso, a auditoria identificou que empresas concorrentes com sócios em comum disputavam uma mesma licitação.

O TCU pediu providências para secretaria do Ministério do Planejamento responsável pelos sistemas de licitação.

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