sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cássio convida prefeitos e governadores para debater guerra fiscal


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (03), requerimento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no sentido de realizar uma audiência pública para debater, com prefeitos e governadores, a guerra fiscal e os efeitos da política fiscal adotada por Estados, também conhecida como guerra dos Portos. “É preciso evitar que esses atos tenham consequências predatórias à economia nacional, principalmente a médio e longo prazo”, afirmou Cunha Lima, que também pretende convocar para o debate, representantes do Governo Federal e do Ministério Público Federal.


De acordo com a justificativa apresentada pelo requerimento de Cássio aprovado hoje por unanimidade pela CDR, a guerra fiscal é um assunto que remete a um tema atual e insistente nas políticas tributária e fiscal das nossas unidades federativas, e que vem sendo debatido em diversos órgãos da Casa, sob enfoques formais. Na opinião de Cunha Lima, a par de medidas individuais dos governos locais, a União e, especialmente, o Congresso Nacional, não pode ficar omisso.

“Chamo atenção para que o Senado Federal tome uma posição a par do inciso III, do Art. 3˚, da Constituição Federal, no qual se assenta um dos objetivos mais sensíveis à unidade federativa e à democracia republicana: erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, justificou o senador paraibano.

Segundo Cássio, ao ouvir as forças ativas da República e estender o debate, para as suas proposições que digam respeito à federação, o Senado não apenas atende a sua gênese histórica e ao art. 46, CF, como também se constitui num centro de estudos e excelência para os problemas brasileiros.

Nenhum comentário: