Ricardo pede compreensão a Dilma para PB não ficar sem verba federal
Em função de um montante de R$ 1,3 bilhão em dívidas e comprometimento de 57% da receita do Executivo com as despesas de pessoal, o governador Ricardo Coutinho (PSB) fez chegar à presidente Dilma Rousseff (PT) um pedido de compreensão para que não haja cortes nos repasses dos recursos federais.
Ele não quer ser o primeiro governador da nova safra a sofrer uma intervenção do governo federal por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na situação que a Paraíba se encontra, Ricardo sabe que hoje Dilma poderá reter o repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e de verbas de convênios do governo federal com a Paraíba.
Apesar da situação difícil, o governador acredita que pode reverter o quadro em até seis meses. Isso em função do corte de 30% no custeio do Estado e também pelo congelamento dos salários para si, para o vice e para os secretários. A expectativa é pelo menos chegar ao máximo de comprometimento de 46, 55% da receita com a folha de pagamentos, que é o limite estabelecido pela LRF.
Outros Estados
Outros sete governadores que estavam na oposição venceram o pleito de 2010 e assumiram o governo de seus Estados em situação um pouco melhor, porque não foram ultrapassados os limite da irresponsabilidade fiscal como a Paraíba.
Apesar disso a situação dos cofres não é das melhores. E quase todos tomaram a mesma atitude, fizeram auditorias nas contas deixadas por seus antecessor
Nenhum comentário:
Postar um comentário