Não importa a sua idade, a perspectiva que a maioria das
pessoas enfrenta é de uma vida de insegurança
V de Vitória: quem venceu foi o bom e velho Marx |
Como efeito colateral da crise financeira, até as pessoas
mais inusitadas estão começando a pensar que Karl Marx estava certo. O grande
filósofo, economista e revolucionário alemão do século 19 acreditava que o
capitalismo era radicalmente instável.
Ele tem uma tendência intrínseca de produzir avanços e
fracassos cada vez maiores, e no longo prazo, ele estava destinado a se
autodestruir.
Marx saudava a autodestruição do capitalismo. Ele era
confiante que uma revolução popular ocorreria e daria origem um sistema
comunista que seria mais produtivo e muito mais humano.
Marx estava errado sobre o comunismo. Aquilo sobre o que ele
estava profeticamente certo era a sua compreensão da revolução do capitalismo.
Não era somente a instabilidade endêmica do capitalismo que ele compreendia,
embora neste sentido ele fosse muito mais perspicaz do que a maioria dos
economistas da sua época e da nossa.
Mais profundamente, Marx compreendeu como o capitalismo
destrói a sua própria base social - o meio de vida da classe média. A
terminologia marxista de burguês e proletário tem um tom arcaico.
Mas quando ele argumentava que o capitalismo iria arrastar
as classes médias a algo parecido com a existência precária dos sobrecarregados
trabalhadores de sua época, Marx previu uma mudança na maneira como vivemos à
qual só agora estamos lutando para nos adaptarmos.
Ele via o capitalismo como o sistema econômico mais
revolucionário da história, e não pode haver dúvida de que ele se diferencia
daqueles que vieram antes dele.
Os caçadores e coletores persistiram nesta forma de vida por
milhares de anos, enquanto as culturas escravagistas permaneceram assim por
quase o mesmo tempo, e as sociedades feudais sobreviveram por muitos séculos.
Em contraste, o capitalismo transforma tudo que ele toca.
Não são só as marcas que estão mudando constantemente. As
empresas e as indústrias são criadas e destruídas em um fluxo incessante de
inovação, enquanto as relações humanas são dissolvidas e reinventadas em novas
formas.
O capitalismo foi descrito como um processo de destruição
criativa, e ninguém pode negar que ele foi prodigiosamente produtivo.
Praticamente qualquer um que esteja vivo na Grã-Bretanha hoje tem uma renda
real maior do que eles teriam se o capitalismo nunca tivesse existido.
Retorno negativo
O problema é que entre as coisas que foram destruídas no
processo está o estilo de vida do qual o capitalismo dependia no passado.
Defensores do capitalismo argumentam que ele oferece a todos
os benefícios que, na época de Marx, eram desfrutados somente pela burguesia, a
classe média estabelecida que possuía capital e tinha um razoável nível de
segurança e liberdade em suas vidas.
No capitalismo do século 19, a maioria das pessoas não tinha
nada. Elas viviam de vender o seu trabalho, e quando os mercados entravam em
queda, eles enfrentavam tempos difíceis. Mas à medida que o capitalismo evolui,
seus defensores dizem, um número crescente de pessoas pode se beneficiar dele.
Carreiras bem-sucedidas não serão mais a prerrogativa de uns
poucos. As pessoas não terão dificuldades todo mês para subsistir com base em
um salário inseguro. Protegidos pelas economias, pela casa que possume e uma
pensão decente, eles serão capazes de planejar suas vidas sem medo.
Com o crescimento da democracia e a distribuição da riqueza,
ninguém precisará ser privado da vida burguesa. Todo mundo poderá ser da classe
média.
Na verdade, na Grã-Bretanha, nos EUA e em muitos outros
países desenvolvidos nos últimos 20 ou 30 anos, o contrário vem ocorrendo. A
segurança do emprego não existe, as atividades e as profissões do passado em
grande parte acabaram e as carreiras que duram uma vida inteira são meramente
lembranças.
Se as pessoas têm qualquer riqueza, isto está nas suas
casas, mas os preços dos imóveis nem sempre crescem. Quando o crédito fica
restrito como agora, eles podem ficar estagnados por anos. Uma minoria cada vez
menor pode contar com uma pensão com a qual pode viver confortavelmente, e não
são muitos os que tem economias significativas.
Mais e mais pessoas vivem um dia de cada vez, com pouca
noção do que o futuro pode reservar. AS pessoas da classe média costumavam
imaginar as suas vidas desdobradas em uma progressão ordenada. Mas não é mais
possível olhar para uma vida como uma sucessão de estágios em que cada um é um
passo dado a partir do último.
No processo da destruição criativa, a escada foi afastada, e
para um número cada vez maior de pessoas, uma existência de classe média não é
mais sequer uma aspiração.
Assumindo riscos
Enquanto o capitalismo avançava, ele devolveu as pessoas a
uma nova versão da existência precária do proletariado de Marx. As nossas
rendas são muito maiores, e em algum grau nós estamos protegidos contra os
choques por aquilo que resta do Estado de bem-estar social do pós-guerra.
Mas nós temos muito pouco controle efetivo sobre o curso das
nossas vidas, e a incerteza na qual vivemos está sendo piorada pelas políticas
voltadas para lidar com a crise financeira.
As taxas de juros a zero em meio a preços crescentes querem
dizer que as pessoas estão tendo um retorno negativo de seu dinheiro, e ao
longo do tempo o seu capital está se erodindo.
A situação de muitas das pessoas mais jovens é ainda pior.
Para adquirir os talentos de que precisa, a pessoa tem de se endividar. Já que
em algum ponto será necessário se reciclar, é preciso tentar economizar, mas se
a pessoa está endividada desde o começo, esta é a última coisa que ela poderá
fazer.
Não importa a sua idade, a perspectiva que a maioria das
pessoas enfrenta é de uma vida de insegurança.
Ao mesmo tempo em que privou as pessoas da segurança da vida
burguesa, o capitalismo criou o tipo de pessoa que vive a obsoleta vida
burguesa. Nos anos 80, havia muita conversa sobre valores vitorianos, e
propagandistas do livre mercado costumavam argumentar que ele traria de volta
para nós os íntegros valores de outrora.
Para muitos, as mulheres e os pobres, por exemplo, estes
valores vitorianos podem ser bastante ilógicos em seus efeitos. Mas o fato mais
importante é que o livre mercado funciona para corroer as virtudes que mantêm a
vida burguesa.
Quando as economias estão se perdendo, ser econômico pode
ser o caminho para a ruína. É a pessoa que toma pesados empréstimos e não tem
medo de declarar a insolvência que sobrevive e consegue prosperar.
Quando o mercado de trabalho está altamente volátil, não são
aqueles que se mantém obedientemente fiéis a sua tarefa que são bem-sucedidos,
e sim as pessoas que estão sempre prontas para tentar algo novo e que parece
mais promissor.
Em uma sociedade que está sendo continuamente transformada
pelas forças do mercado, os valores tradicionais são disfuncionais, e qualquer
um que tentar viver com base neles está arriscado a acabar no ferro-velho.
Vasta riqueza
Olhando para um futuro no qual o mercado permeia cada canto
da vida, Marx escreveu no 'Manifesto Comunista': "Tudo que é sólido se
desmancha no ar". Para alguém que vivia na Grã-Bretanha no início do
período vitoriano - o Manifesto foi publicado em 1848 -, isto era uma
observação incrivelmente perspicaz.
Naquela época, nada parecia mais sólido que a sociedade às
margens daquela em que Marx vivia. Um século e meio depois, nos encontramos no
mundo que ele previu, onde a vida de todo mundo é experimental e provisória, e
a ruína súbita pode ocorrer a qualquer momento.
Uns poucos acumularam uma vasta riqueza, mas mesmo isso tem
uma característica evanescente, quase espectral. Na época vitoriana, os muito
ricos podiam relaxar, desde que eles fossem conservadores com a maneira como
eles investiam seu dinheiro. Quando os heróis dos romances de Dickens
finalmente recebem sua herança, eles nunca mais fazem nada na vida.
Hoje, não existe o porto seguro. As rotações do mercado são
tais que ninguém pode saber o que terá valor dentro de alguns anos.
Este estado de inquietação perpétua é a revolução permanente
do capitalismo, e eu acho que ele vai ficar conosco em qualquer futuro que seja
realisticamente imaginável. Nós estamos apenas no meio do caminho de uma crise
financeira que ainda deixará muitas coisas de cabeça para baixo.
As moedas e os governos provavelmente ficarão de ponta-cabeça,
junto de partes do sistema financeiro que nós acreditávamos estar a salvo. Os
riscos que ameaçavam congelar a economia mundial apenas três anos atrás não
foram enfrentados. Eles foram simplesmente deslocados para os Estados.
Não importa o que políticos nos digam sobre a necessidade de
controlar o déficit. Dívidas do tamanho das que foram contraídas não podem ser
pagas. Elas quase que certamente serão infladas - um processo que está
destinado a ser doloroso e empobrecedor para muitos.
O resultado só pode ser mais revoltas, em uma escala ainda
maior. Mas isto não será o fim do mundo, ou mesmo do capitalismo. Aconteça o
que acontecer, nós ainda teremos que aprender a viver com a energia mercurial
que o mercado emitiu.
O capitalismo levou a uma revolução, mas não a que Marx
esperava. O feroz pensador alemão odiava a vida burguesa e queria que o
comunismo a destruísse. E assim como ele previu, o mundo burguês foi destruído.
Mas não foi o comunismo que conseguiu esta proeza. Foi o
capitalismo que eliminou a burguesia.
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