sábado, 31 de dezembro de 2011

Réveillon na Capital terá muita música e show pirotécnico


Uma das maiores referências do rock brasileiro, a cantora Rita Lee, vai abrir o ano de 2012 nas areias da praia de Tambaú cantando sucessos como Ovelha Negra, Lança Perfume, Atlântida ou Amor e Sexo. Antes da apresentação da cantora, João Pessoa verá a queima de meia tonelada de fogos de artifício, em um show pirotécnico de dez minutos de duração. Na passagem de ano, ainda haverá o show do violinista Antônio Nóbrega, às 22h desta sábado (31), e a Orquestra Sanhauá vai animar o público até o amanhecer.

Das festividades programadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), a cantora Rita Lee é a principal atração. A roqueira está montando a lista de músicas que vai cantar na Capital, e por meio de sua conta no twitter, pede a ajuda dos pessoenses com sugestões. Em uma de suas postagens, ela pediu que o público escolhesse entre Atlântida ou Amor e Sexo.

Ser a 6ª economia do mundo só faria sentido num Brasil de FHC


Texto de (*)André Falcão.

Qualquer mérito alcançado pelo governo é no mínimo olvidado pela imprensa. Apenas porque não aceitam Dilma, como não aceitavam o governo Lula


Ainda nas primeiras horas de ontem, 26, soube do extraordinário fato. O meu país, cujas desigualdades sociais vêm se reduzindo “como nunca antes”, cujo crescimento se mantém a despeito das maiores crises econômicas mundiais desde 1929, que reduziu a miséria a níveis “nunca antes vistos” (e que pretende exterminá-la), que inseriu milhões de pobres na classe média, que elegeu presidente, por duas vezes, um ex-operário que não gosta de ler (mas que sabe ler a alma e as necessidades de seu povo, como poucos), e que fez uma mulher o seu sucessor (ambos maciçamente aprovados pelo eleitorado), que vem apresentando, nos últimos 09 anos, os melhores índices econômicos e sociais da nossa história, e que resgatou a auto-estima da imensa maioria do povo brasileiro havia ultrapassado o Reino Unido e se tornado a 6ª maior economia mundial.

Geraldo Alckim (PSDB) demite delegado que prendeu juíz. O juíz foi promovido


Apesar da repercussão, o caso não foi investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. Dez dias após o incidente, o juiz foi promovido a desembargador pelo TJ



O delegado Frederico Costa Miguel, 31, foi exonerado da Polícia Civil de São Paulo. A exoneração, assinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi publicada ontem (27) no "Diário Oficial".

Há 80 dias, Miguel acusou Francisco Orlando de Souza, magistrado do Tribunal de Justiça, de dirigir sem habilitação, embriaguez ao volante, desacato, desobediência, ameaça, difamação e injúria.

O governo nega qualquer relação entre a exoneração do delegado e o incidente.

Souza discutiu no trânsito com um motorista e ambos pararam no 1º DP de São Bernardo do Campo (ABC Paulista) para brigar, mas foram impedidos pelo então delegado.

Chávez questiona 'coincidência' de câncer em líderes da esquerda na América Latina


"Fidel sempre me disse: Chávez, tome cuidado, esta gente desenvolveu tecnologias, cuidado com o que come, cuidado com uma pequena agulha e te injetam não sei o quê"


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou nesta quarta-feira (28/12) como "muito estranha" a sucessão de diagnósticos de câncer  de vários líderes e ex-presidentes da América Latina e levantou a possibilidade de alguém ter desenvolvido "uma tecnologia para induzir" esta doença.

Em um ato de promoção de militares transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, Chávez inclusive recomendou cuidados extras a Evo Morales, presidente da Bolívia, e Rafael Correa, do Equador.

Depois que nesta terça-feira foi divulgado que sua colega argentina, Cristina Kirchner, tem um tumor na glândula tireóide, Chávez, que está se recuperando de um câncer, considerou que "é muito difícil explicar" o que está acontecendo. O venezuelano frisou que não quer "lançar nenhuma acusação temerária", mas questionou: "Seria estranho que tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir o câncer e ninguém saiba até agora e se descubra isto apenas dentro de 50 anos?".

28 dados sobre Cuba ignorados pelo Jornal Nacional e seus papagaios


Por Omar Pérez Solomon. Tradução: Robson Luiz Ceron. Solídários & Síntese Cubana


28 dados que mostram a força de Cuba, mas propositalmente dispensados pela imprensa hegemônica

Como já dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, “aplica uma lupa enorme  que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes”.

Entre essas coisas importantes, que não são apontadas pelas lupas, chamo a atenção para 28 dados, que mostram a força de Cuba, na véspera de seu aniversário de 53 anos.

1)  8.913.000 de cubanos participaram da discussão do Projeto de Diretrizes para a Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, debate prévio ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.

Maranhão se nega a admitir força de RC e responsabiliza Cássio por derrota em 2010


Depois de ter classificado como neutra a administração estadual no ano de 2011, chegando a afirmar que o Governo sequer começou a trabalhar, o ex-governador José Maranhão (PMDB) agora se negou a admitir a existência de qualquer tipo de força política por parte do governador Ricardo Coutinho, do PSB. Para Maranhão, Ricardo só logrou êxito nas eleições passadas devido ao apoio do hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A descrença de Maranhão na força socialista é tão grande que o peemedebista se arriscou a dizer que sem Cássio, Ricardo Coutinho não iria sequer atravessar a ponte de um rio.
Para Maranhão, “a presença de Cássio Cunha Lima na campanha de Ricardo Coutinho foi importante e foi o fator que fez a diferença no resultado do pleito”. Ainda sobre o ano administrativo não ter sido iniciado, Maranhão explica:

Rodrigo Soares revela decisão sobre proposta de ser vice de Agra


Decidido, ex-deputado convida companheiros do PT a coordenar campanha em João Pessoa 

O ex-deputado estadual Rodrigo Soares, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), revelou ao MaisPB, nesta sexta-feira (30), sua decisão sobre a proposta dos petistas que cogitam indicá-lo para vice de Luciano Agra (PT) em 2012. Sem titubear, Soares afirmou que “não existe a menor possibilidade de aceitar” e ainda fez uma contraproposta, com tom de presidente: convidou os partidários a abandonar a aliança com o socialista e integrar a coordenação de campanha do PT na Capital.

“Meu candidato é Luciano Cartaxo!”, exclamou Rodrigo ao ouvir a proposta de Jackson Macedo, vice-presidente do PT de João Pessoa. Ontem, o dirigente afirmou que, caso Rodrigo aceitasse a indicação, o bloco do deputado federal Luiz Couto (PT) assinaria a idéia, selando a paz entre os grupos.

“O PT precisa aprender a fazer campanha”, disse Soares lembrando que “há 10 anos” o partido não disputa as eleições encabeçando a coligação. “Alguns deles (aliados de Luiz Couto) já estão defendendo a candidatura própria”, complementou.

Irredutível em suas convicções, Rodrigo defendeu sua tese de que “unidade é construída com candidatura própria”.

“Vou fazer uma propostas para que estes companheiros votem no PT. É bom para eles e para o partido. Vou convidá-los a fazer parte da coordenação da candidatura do PT”, respondeu Soares aos aliados de Agra, que pretendem garantir o apoio do PT ao PSB em 2012.


MaisPB 

Ex-governador José Maranhão está fora da disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2012, afirma analista


Com base em análises técnicas, professor diz que briga será polarizada entre Agra e Cícero 
Se as análises do professor da UFPB e cientista político Jaldes Menezes se confirmarem, Maranhão será mais uma vez derrotado, desta vez na briga pela Prefeitura de João Pessoa em 2012. Durante entrevista a uma rádio da Capital nesta sexta-feira (30), o analista fez previsões nada boas a cerca do futuro político do ex-governador.

Segundo Jaldes, a eleição tende a ficar polarizada entre os candidatos Luciano Agra (PSB) e Cícero Lucena (PSDB), caso sejam confirmados por seus partidos como postulantes ao principal cargo do Executivo pessoense. Sem se prender às razões que fortalecem o favoritismo do socialista e do tucano, o professor se ateve aos dados que circundam a projeção do peemdebista.

Como ponto preponderante de suas conclusões, Menezes destacou o alto índice de rejeição entre o eleitorado pessoense apresentado por José Maranhão percebido nas últimas pesquisas. A mais recente, divulgada pela Datavox, põe o peemdebista como líder de rejeição, com 18,9%, contra 17,3 de Cícero e 9% de Luciano Agra.

Outro ponto destacado pelo professor como desfavorável ao ex-governador é o fato de se ver refém de uma briga interna em seu partido, travado mais frontalmente com o deputado federal Manoel Júnior. Segundo Jaldes, a disputa fragiliza o grupo, que, da fora que está, não terá fôlego para suplantar seus fortes adversários.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vice-presidente do PT de João Pessoa afirma Luiz Couto pode indicar Rodrigo Soares para ser vice de Agra em JP


Jackson Macedo diz que indicação de Rodrigo Soares para vice de Agra só depende do ex-deputado 


 O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, Jackson Macedo, disse ao Mais PB na noite desta quinta-feira (29) que a ala petista liderada pelo deputado federal Luiz Couto aceita indicar o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, para ser o candidato a vice-prefeito de Luciano Agra (PSB), pondo fim as divisões no partido e garantindo apoio ao PSB.


Jackson disse que só depende de Rodrigo a indicação. “Se Rodrigo topar ser o vice de Agra, o grupo de Luiz Couto bate o martelo”. Nas últimas eleições, Rodrigo foi candidato a vice-governador na coligação de José Maranhão (PMDB), enfrentando o governador Ricardo Coutinho (PSB, aliado de Agra.

Rodrigo é um dos defensores da tese de candidatura própria do PT, mas compor a chapa majoritária com o PSB pode mudar o propósito do ex-deputado e tirar Luciano Cartaxo da disputa de 2010, em nome da paz no partido e da aliança do PT com o PSB, cultivada pela executiva nacional para sustentação da base do governo Dilma.

Dividido, a maioria do PT de João Pessoa defende a aliança com Agra, mas enfrenta a resistência dos que querem a candidatura de Cartaxo,porém a sinalização dada por Jackson pode agradar ‘gregos e troianos’ do PT.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prefeito garante que aumento de passagem só em 2012


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), garantiu hoje de manhã que não vai sancionar o aumento das passagens de ônibus urbanos da capital este ano. "Não há pressa", disse o gestor durante a inauguração da Estação Digital do Jardim Cidade Universitária, que vai funcionar no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Caminhar. Ele acrescentou que ainda vai analisar o valor de R$ 2,30 aprovado pelo Conselho de Transportes e Trânsito no último dia 27.

Agra ainda comentou o resultado das votações de ontem na Câmara e comemorou a aprovação do Orçamento de 2012 com recursos de R$ 1,7 bilhão. Além da LOA, 19 projetos de Lei de autoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa foram aprovados ontem. A LOA aprovada representa um aumento de 26% no orçamento em relação ao ano de 2011.

Miss segue em estado grave após acidente no Espírito Santo


Miss Brasil 2010 Débora Lyra

Débora Lyra sofreu acidente de carro na rodovia BR-101 Sul em Guarapari  Miss Brasil 2010 Débora Lyra
A Miss Brasil 2010 Débora Lyra, de 22 anos, continua em estado grave nesta quinta-feira (29). Ela teve de passar por uma cirurgia para fixação da coluna na tarde desta quarta-feira (28), no hospital São Lucas, em Vitória.

Segundo informações da Folha Vitória, a Débora já havia passado por outras duas cirurgias, uma para retirar o baço e uma drenagem torácica.

O pai da modelo, Luiz Fernando Lyra, afirmou que a família tem esperança que a modelo se recupere logo.

- Hoje a medicina está bem evoluída e a gente acredita que ela não vai ter sequelas do acidente.

Obras do Centro Convenções seguem em ritmo acelerado


 Em 12 meses, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), conseguiu dar ritmo de execução ao projeto do Centro de Convenções, que segue em ritmo acelerado, mudando de cenário semana após semana. Nesses últimos dias do ano os trabalhos não param e as obras nas edificações do complexo seguem adiantadas.

Quem passar pela PB-008 poderá ver que o prédio do Mirante já chega aos seus 10 metros de altura, espaço onde funcionará o restaurante. Os operários estão terminando de concretar o teto para, assim, começar a erguer a coluna que levará os visitantes ao mirante propriamente dito, a 55 metros de altura, com ampla vista da orla marítima.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Porto Sul ou Porto da Morte?



Empresa estrangeira quer explorar região baiana com transporte e mineração atingindo o local de forma devastadora envolvendo desmatamento inclusive de áreas de preservação ambiental com significativa população de animais em extinção (Parque Estadual da Serra do Conduru – PESC, APA da Costa de Itacaré/Serra Grande, APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, APA Baía de Camamu, Parque Municipal da Boa Esperança, Parque Municipal Marinho dos Ilhéus, RPPN Faz. São Paulo, RPPN Faz. São João, RPPN Faz. Araçari, RPPN Salto Apepique, RPPN Faz. Arte Verde, RPPN Faz. Sossego, RPPN Reserva Capitão, RPPN Rio Capitão, RPPN Pedra do Sabiá, Jardim Botânico de Ilhéus, Reserva Biológica de Uma), contaminação de mananciais, poluição do ar, extinção de ecossistemas raros e expulsão de comunidades inteiras de pescadores, índios, quilombolas, assentados e camponeses.

 Trecho da Carta dos atingidos/as pela Bamin-Fiol-Porto Sul (BA):


 “...Longe de cumprir com as promessas de progresso e emprego, o complexo de obras aponta para uma visão ultrapassada de desenvolvimento que não corresponde com o progresso que desejamos. Políticas públicas que foram implementadas pelos governos estadual e federal e que beneficiaram muitas dessas populações com o turismo e a agricultura familiar encontram‐se em xeque em meio às contradições de um governo que está longe de ser de todos nós. Os impactos relatados em detalhe no EIA – RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) de Porto Sul, não poderão ser sanados com medidas mitigadoras incapazes de compensar os danos irreversíveis na natureza e nas populações que vivem no entorno das obras. Mais que isso, os prejuízos atingirão a todos, moradores ou não das regiões impactadas. Por isso, declaramos que não queremos os 400 empregos em nome de 4000 desempregados...”  

                                                               O Cemitério da Bamin


Segundo o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental Porto Sul, foram identificados os seguintes impactos:



Floresta ombrófila, remanescente de Mata Atlântica, uma das áreas de preservação ambiental que serão destruídas. A poluição atingirá o ar, solo, rios, mar e até águas subterrâneas.


IMPACTOS NEGATIVOS NO MEIO FÍSICO

Alteração da qualidade do ar
Alteração da hidrodinâmica do trecho do rio Almada
Alteração da qualidade das águas subterrâneas
Alteração da qualidade das águas superficiais de mananciais continentais
Possível interferência com a produtividade primária de mananciais
Risco de assoreamento de mananciais
Aumento temporário dos níveis de material particulado em mananciais continentais
Aumento temporário dos níveis de material particulado no meio marinho
Risco de acidentes e vazamentos de produtos químicos
Alteração do regime de transporte de sedimentos costeiros
Risco de remobilização de sedimentos contaminados
Alteração na dinâmica hídrica
Alteração local do microclima
Aumento de ruídos e vibrações
Alterações na qualidade dos sedimentos marinhos
Risco de remobilização de sedimentos contaminados
Afugentamento da ictiofauna
Interferências temporárias com a movimentação de espécies estuarinas da ictiofauna
Alteração na distribuição da ictiofauna
Mortandade de ictiofauna críptica e de baixa mobilidade
Perda de habitats da ictiofauna continental
Risco de contaminação da ictiofauna demersal
Alteração da qualidade do habitat de comunidades bentônicas
Risco de contaminação de comunidades bentônicas
Mortandade de comunidades bentônicas marinhas
Mortandade do bentos continental
Risco de alteração das condições de suporte da biota aquática
Perda de habitat marinho de fundo consolidado
Risco de interferência com as comunidades pelágicas
Risco de colisão com mamíferos marinhos
Possível introdução de espécies marinhas exóticas
Risco de interferências com a atividade reprodutiva de tartarugas
Risco de interferências com o comportamento de cetáceos
Perda de cobertura vegetal
Aumento local das vazões máximas de cheias
Interferências em áreas de preservação permanente
Mortandade da fauna fossorial e juvenis da avifauna
Risco de alteração das condições de suporte da fauna terrestre
Risco de atropelamento da fauna
Risco de contaminação da flora
Interferências com o deslocamento da fauna
Afugentamento da fauna do entorno
Destruição de hábitats da fauna terrestre
Alterações da batimetria
Compactação de solos com redução da permeabilidade
Alterações na paisagem
Riscos de recalque e deformação dos terrenos do empreendimento
Risco de desenvolvimento de processos erosivos e deslizamento de terras





Espera-se um efeito de erosão na praia ao norte do Porto Sul, que poderá se estender por mais de uma dezena de quilômetros.


IMPACTO POSITIVO NO MEIO FÍSICO:

Criação de novo habitat de fundo consolidado para a biota aquática



IMPACTOS NEGATIVOS NO MEIO SOCIOECONÔMICO

Interferência local com o turismo
Risco de interferências com o patrimônio arqueológico
Aumento das demandas de infraestrutura e serviços nas comunidades do entorno do empreendimento.
Geração de fluxos migratórios
Interferência com o tráfego viário
Aumento na geração de resíduos sólidos
Interferências com a atividade pesqueira
Perda de culturas
Aumento da especulação imobiliária no entorno do empreendimento
Alteração do comportamento e modo de vida das comunidades do entorno
Alteração da capacidade de subsistência de famílias reassentadas
Alteração de vínculos sociais de famílias reassentadas
Risco de acidentes e vazamentos de produtos químicos
Aumento do desemprego ao final da fase de obras



IMPACTOS POSITIVOS NO MEIO SOCIOECONÔMICO

Geração de empregos diretos e indiretos na fase de implantação
Aumento da arrecadação municipal
Aumento da arrecadação estadual
Aumento da arrecadação federal
Estímulo ao fortalecimento da agricultura familiar
Afirmação do bipolo Ilhéus/Itabuna como pólo de desenvolvimento nacional


                                                  Novamente os índios serão prejudicados.                                


                                                   Várias espécies aquáticas serão mortas,                            

Depois de relacionados os impactos negativos e positivos, fica claro que o empreendimento nada mais é do que uma forma do governo gerar lucro na construção e mais arrecadação de impostos, visto que a geração de empregos é somente no período de obras. Destruição e matança definitiva em troca de geração de empregos temporários.

Cristina Fogaça
http://www.facebook.com/cristinafogacadearaujo
Twitter: @CristinaFogacaA

Reveillon de João Pessoa terá 10 minutos de show pirotécnico


Está tudo pronto para o Reveillon 2011/2012, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), na noite deste sábado (31) e madrugada de domingo (1º). A partir de meia noite, haverá dez minutos de show pirotécnico, com a queima de meia tonelada de fogos de artifício.

A área do evento, incluindo o espaço do público, é de 22 mil metros quadrados. A programação começa a partir das 18h, com grupos da cultura popular e durante toda a noite e madrugada haverá apresentação de Antônio Nóbrega, Rita Lee e Orquestra Sanhauá.

Sancionada lei de Chica Motta sobre região metropolitana de Patos


Está criada a região metropolitana de Patos. A sanção ao projeto apresentado pela deputada estadual Francisca Motta (PMDB) consta na edição de hoje do Diário Oficial do Estado e prevê que a região será constituída pelos Municípios de Patos, Quixaba, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Junco do Seridó, Santa Luzia, São José do Sabugi, Várzea, São Mamede, Cacimba de Areia, Cacimbas, Desterro, Teixeira, São José do Bonfim, Matureia, Mãe D´água, Santa Terezinha, Catingueira, Emas, Malta, Condado, São José de Espinharas e Vista Serrana. A lei também cria um Conselho Deliberativo e um Conselho Consultivo, cujo funcionamento será custeado pelo Estado.

Pesquisa Datavox: Ex-governador Maranhão é o campeão da rejeição


O ex-governador José Maranhão só lidera uma disputa, segundo a pesquisa do Instituto Data Vox: a da rejeição. Maranhão tem 18,9% de rejeição. O segundo mais rejeitado é o senador Cícero Lucena com 17,3%. O prefeito Luciano Agra tem uma rejeição de 9% do eleitorado.

O de menor rejeição entre os citados foi o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), com apenas 0,7%. O deputado Luciano Cartaxo, que é quarto colocado na disputa, também desfruta de baixa rejeição: apenas 3,9% do eleitorado. É um índice menor do que do deputado Toinho do Sopão (6%) e Lourdes Sarmento (4,1%).

Passagem de ônibus urbanos de JP deve ser elevada para R$ 2,30


 Conselho de Transportes e Trânsito é formado por nove entidades representativas         


O Conselho de Transportes e Trânsito (CTT) da Capital esteve reunido na manhã desta terça-feira (27), na Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) para discutir o índice de reajuste que será aplicado nas passagens do transporte coletivo urbano a partir de janeiro de 2012. A proposta apresentada é que a tarifa seja reajustada dos atuais R$ 2, 10 para R$ 2, 30.

Durante a reunião, presidida pelo superintendente da STTrans, Nilton Pereira, foi apresentada a metodologia para o cálculo da tarifa, uma comparação do valor praticado em João Pessoa com outras capitais do Nordeste e uma análise do reajuste do valor da tarifa na Capital, considerando a variação dos preços dos insumos e as características operacionais nos últimos doze meses.

Para o padre Luiz Couto, PT só estará junto “se acontecer um milagre”; ele diz que Cartaxo esqueceu de documento


Couto aproveitou para defender a aliança do PT com o PSB na Capital 


Para o padre Luiz Couto, deputado federal pelo PT, a união do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2012 em João Pessoa só deve acontecer se houver uma intervenção divina, ou seja, um milagre. Couto ainda afirmou nesta terça-feira (27) que o deputado Luciano Cartaxo (PT) não cumpriu a sua palavra sobre a aliança com o PSB.

O deputado não bota fé na união das diferentes alas do PT. “Pode ser que haja um milagre. Milagre não acontece todos os dias”, disse o padre, nesta terça-feira (27), descrente da pacificação no partido.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Deputado sugere punição à padres e pastores que pregarem a 'cura de gays'


Jean Wyllys (PSOL) concorda que os religiosos são livres para dizerem no púlpito de suas igrejas que a homossexualidade é pecado. O problema seria o uso de concessões públicas para desumanizar os homossexuais


O deputado acha que padres e pastores devem ser sancionados por atacarem homossexuais em seus programas de TV e rádio

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), provocou uma nova polêmica ao afirmar, em entrevista que padres e pastores devem ser sancionados por atacarem homossexuais em seus programas de TV e rádio, e por promoverem programas de "recuperação" ou "cura" da homossexualidade.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PRF anuncia redução do número de acidentes no feriado de Natal


Número de acidentes, mortes e feridos reduziu se comparado com o mesmo feriado do ano anterior
 A Polícia Rodoviária Federal registrou uma redução no número de acidentes, mortes e feridos no feriado prolongado de Natal, se comparado com o mesmo feriado do ano anterior. A Operação Final de Ano, que teve início no último dia 16, vem intensificando as ações de fiscalização nesse período de festividade e só termina no dia 02 de janeiro.
De sexta-feira (23) até a ontem (25) foram registrados 35 acidentes, com 22 feridos e 01 morte. No ano passado foram registrados 37 acidentes, com 33 feridos e 05 mortes. Durante a Operação Final de Ano as ações de fiscalização foram intensificadas principalmente no que refere-se à combinação perigosa entre direção e ingestão de bebidas alcoólicas.

Brasil levará até 20 anos para ter padrão de vida europeu, diz Mantega


Para ministro, desafio é aumentar o emprego e a renda para manter o crescimento
  Mantega: Brasil deverá manter ritmo acima dos países desenvolvidos (Elza Fiuza/Agencia Brasil)

Ao comentar a notícia de que o Brasil superou o Reino Unido e será, ao final de 2011, a sexta maior economia do mundo, o ministro da Fazenda, Guido  Mantega, afirmou nesta segunda-feira que, apesar de o Brasil crescer a taxas superiores aos países desenvolvidos, vai levar entre 10 e 20 anos para alcançar um padrão de vida europeu. "Vamos ter de continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente", disse Mantega, conforme nota divulgada no início da tarde.

O ministro reafirmou que neste momento de crise, centrada sobretudo nos países da zona do euro, os países emergentes vão ter uma expansão econômica superior ao crescimento dos ricos. "Os países que mais vão crescer são os emergentes, como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", sustentou.

O Brasil hoje é um país mais "respeitado e cobiçado", disse Guido Mantega. "Tanto que os investimentos estrangeiros diretos devem somar 65 bilhões de dólares este ano", afirmou, citando previsão do Banco Central.

Paraíba obteve maior desempenho na geração de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


A Paraíba registra expansão de empregos com carteira assinada. Nos primeiros onze meses deste ano, foram gerados 20.834 novos postos de trabalho, o que representa 6,30% de acréscimo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só no mês de novembro, o Estado gerou 2.150 empregos celetistas, que correspondem a um aumento de 0,62% em relação a outubro de 2011.

Proporcionalmente, o desempenho da Paraíba foi o melhor de todo o Nordeste. De outubro a novembro deste ano, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram expansão de 0,41%, 0,40% e 0,25%, respectivamente. A Paraíba gerou 571 empregos por milhão de habitantes, enquanto o Ceará gerou 516 e a Bahia, 225. Pernambuco, que é considerado hoje o "motor” do Nordeste, gerou 584 empregos por milhão de habitantes.

Coperve começa a corrigir redações; resultado final do vestibular sai no dia 25 de janeiro de 2012


A Coperve – Comissão Permanente do concurso Vestibular da Universidade da Paraíba – UFPB vai começar a corrigir a redação das provas da segunda etapa do Vestibular 2012. A informação é do professor João Lins, presidente da Coperve, adiantando que o cronograma de correção das provas esta de acordo com o calendário estabelecido pela comissão.
Ele adiantou que são mais de 28 mil e 500 redações e que o trabalho dos professores que vão fazer a correção é minucioso e tem que ser feito com muita calma. O presidente da Coperve disse que das provas da segunda etapa do vestibular, 10 quesitos foram questionados com o pedido de cancelamento das respostas e a soma dos pontos para todos os vestibulandos.
No entanto, o professor informou não houve alteração nas respostas e o esclarecimento sobre cada quesito já esta no site da Comissão. Sobre a divulgação final do vestibular com a relação dos nomes aprovados para um dos cursos de graduação da UFPB, ele disse que esta mantido o calendário e o resultado será divulgado no dia 25 de janeiro de 2012.

Jonas Batista

Em busca de reciprocidade: PT de JP deve exigir vice de Agra caso tese da candidatura própria seja derrotada


Mesmo com a determinação do PT Nacional para que o partido tenha candidatura própria em todas as Capitais do país, o PT de João Pessoa ainda sonha em fazer parte do Conselho Político do PSB e apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Luciano Agra.

Caso essa seja a tese vitoriosa o partido não ficará inerte e não lançará o apoio de mão beijada. Segundo o deputado federal Luiz Couto (PT), um dos defensores do apoio ao PSB, se o PT não tiver candidatura própria, será iniciado um processo de negociações por espaços na gestão socialista e o primeiro alvo é a vaga de vice.

Banco irá indenizar 200 mil negros e latinos em U$ 335 milhões por racismo


Usando a cor da pele e a etnia como critérios, banco negava concessão de empréstimos ou cobrava juros maiores


O Bank of America chegou a um acordo judicial com o governo norte-americano se comprometendo a criar um fundo de 335 milhões de dólares para compensar negros e latinos por discriminação na concessão de créditos hipotecários. Essa prática foi realizada por sua subsidiária Countrywide, entre 2004 e 2008, antes desta ser adquirida pelo banco. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21/12) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A negociação, por sua vez, encerra uma acusação contra a subsidiária do banco, acusada de negar empréstimos a mais de 200 mil clientes negros ou de origem latina por motivos étnicos e raciais.

Jogador de futebol abandona a carreira para doar rim à filha


O jogador afirmou que sentirá saudade da antiga profissão, mas que o futebol “é algo ínfimo perto disto que estamos vivendo agora”


Depois de 14 anos atuando como jogador profissional de futebol, o argentino Ariel Giaccone, de 36 anos, resolveu abandonar a carreira. Não foi por culpa de lesões e muito menos por sua condição física. Giaccone deixou a profissão para doar um rim à filha.

Em abril a filha do ex-jogador, Gabriela, de 19 anos, foi diagnosticada com insuficiência renal. A jovem começou o tratamento e também a buscar um rim compatível. “Foi muito duro. Saía do trabalho para estar com ela durante todo o tempo que durava a diálises”, afirmou Giaccone, se referindo ao procedimento médico adotado para quem tem insuficiência renal. “Em quatro horas intermináveis e vê-la com essa máquina ao lado me destruía”, completou, em entrevista ao jornal argentino Clarín.

Homossexual assumida, sobrinha de Fidel Castro inaugura blog e twitter


Filha de Raul Castro é líder na defesa dos direitos dos gays em Cuba


Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raúl Castro, e diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual), lançou nesta quarta-feira (21/12) um blog, um mês após estrear nas redes sociais abrindo uma conta no Twitter. O site, denominado "O blog de Mariela Castro", traz no momento duas postagens.

Mariela é gay e lidera um movimento pelos direitos civis dos homossexuais em Cuba. Um dos textos fala sobre um debate no Parlamento cubano sobre a "problemática racial" na ilha, onde Mariela relata que foi convidada na terça-feira (20/12) para um reunião de trabalho na Assembleia Nacional em que foi discutido o racismo.


Conforme escreveu Mariela, os 53 anos da revolução cubana confirmam que o país deve trabalhar de forma permanente em estratégias educativas e de comunicação social para conquistar "mudanças culturais" na sociedade e "justiça plena".

Mariela Castro abriu em novembro uma conta no Twitter, que atualmente reúne mais de 5 mil seguidores.

A incomensurável responsabilidade do PT na CPI das Privatizações Tucanas


A CPI que está sendo proposta não deve ser encarada como uma oportunidade de revanche contra personalidades arestosas da vida política nacional


O desabalado processo de privatizações vivido pelo Brasil nos anos 90 ressentiu-se, entre outros requisitos, da necessária transparência de um debate sereno e abrangente.

No atropelo que marcou uma agenda impulsionada por coalizão de interesses econômicos e ideológicos, então no auge do seu poder, a mídia conservadora cumpriu a função de silenciar as vozes e forças discordantes, asfixiando-as com o método conhecido da desqualificação.

O aparelho de Estado resultante de quase duas décadas de ditadura militar necessitava sem dúvida ser passado a limpo pela democracia, tendo sido desvirtuado como instrumento da sociedade e do desenvolvimento.

Namorado de prefeita vai a delegacia após disparar arma.


Namorado, que é ex-PM, disse que deu os tiros após ver vulto  Prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB)
Prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB
A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB), e seu namorado foram parar em uma delegacia após o homem fazer diversos disparos de arma de fogo na madrugada desta segunda-feira (26). Os tiros foram dados por volta da 1h na casa de Anabel, situada em um condomínio em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.

O porteiro do condomínio foi chamado após os disparos pela prefeita. O namorado da prefeita, que é ex-policial militar, disse na delegacia que efetuou ao menos cinco disparos após ver um vulto atrás do carro.

Estado e Prefeitura fazem parceria para beneficiar três bairros de JP


O governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinaram na manhã desta segunda-feira (26) convênio para implantação de ligações viárias entre os bairros Altiplano Cabo Branco, Bancários e Castelo Branco, na Capital. A solenidade ocorreu às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção.

Com orçamento de R$ 9,1 milhões, a obra teve o projeto elaborado pelas Secretarias Municipais de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), e será executado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Manoel Júnior tenta desejar ‘Feliz Natal’ a Maranhão e acaba ‘quebrando a cara’


Deputado tenta esfriar tensão e garante que sua intenção não foi atacar ex-governador 
Um fato registrado este final de semana apimenta ainda mais a hoje turbulenta relação entre os peemedebistas Manoel Júnior e o José Maranhão, após manifesto do deputado condenando o continuísmo e o nepotismo presente em seu partido – o que foi entendido como um recado direto ao ex-governador.

Em entrevista ao jornalista Luís Torres, Manoel Júnior, afirma ter ligado para José Maranhão no dia 24 (véspera de Natal), a fim de desejar-lhe ‘boas festas’, no entanto sequer foi atendido.

“Não liguei mais porque achei que estava incomodando”, complementou o parlamentar.

Ainda segundo Manoel Júnior, seu manifesto não foi contra José Maranhão, mas ‘a favor do PMDB’.

O deputado espera que uma pesquisa qualitativa, combinada entre ele e Maranhão, possa apontar qual o melhor perfil para o PMDB lançar. O deputado garante que vai respeitar a indicação das ruas. No entanto, avisa: “Se Maranhão for o escolhido, e ‘abrir’ nas vésperas da eleição, eu entro pra ser candidato”. 

MaisPB

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A pedido de RC, Cássio consegue autorização para empréstimo


Cássio articulou junto às lideranças do Congresso para que a mensagem tramitasse com urgência 
A Comissão de Assuntos Econômico (CAE) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21) a autorização para que o Estado da Paraíba contrate operação de crédito no valor US$ 7.479.000,00 (sete milhões, quatrocentos e setenta e nove mil dólares), junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinada à execução do Programa de Modernização Fiscal da Paraíba (PROFISCO) que será executado no prazo de cinco anos. A matéria será apreciada pelo plenário do Senado ainda hoje.

“Vamos modernizar o parque tecnológico da receita estadual, aumentando a fiscalização, a arrecadação e reduzindo a sonegação. Com a nota fiscal eletrônica, com certeza teremos maior controle dos gastos públicos”, comemorou o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que mesmo em São Paulo, a pedido do Governador Ricardo Coutinho, articulou junto às lideranças do Congresso para que a mensagem tramitasse com urgência. Cássio disse que os recursos do empréstimo junto ao BID também serão destinados a modernização dos sistemas das secretárias de finanças, administração, controladoria e procuradoria estadual.

Dilma e Ricardo assinam pacto para desenvolvimento de 17 cidades da Paraíba


 Investimentos chegam a R$ 215 milhões, R$ 85 milhões da Funasa e mais R$ 130 milhões do MC 
A presidente Dilma Rousseff e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, assinaram nesta quarta-feira (21) contratos para execução de obras de saneamento do PAC II – Funasa e PAC das Pequenas Cidades. Os investimentos chegam a R$ 215 milhões, sendo R$ 85 milhões provenientes da Funasa e mais R$ 130 milhões do Ministério das Cidades, para obras de saneamento e abastecimento nos municípios de Areia, Conde, Mamanguape, Lucena e Itabaiana. Ao todos, serão contemplados 17 municípios paraibanos.


Os contratos foram firmados em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, e do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa. Ricardo Coutinho comemorou o desempenho do Estado e disse que a Paraíba conseguiu, proporcionalmente ao tamanho da população, o melhor desempenho do PAC II entre os Estados contemplados.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Enfermeira que matou cachorro é multada em R$ 3 milEm depoimento, ela disse ter ‘profundo arrependimento’ pela morte do cão


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 3 mil à enfermeira filmada espancando um cachorro da raça Yorkshire em Formosa, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal. Segundo o órgão, a mulher tem 20 dias para apresentar defesa.

A punição é baseada no artigo 32 da Lei 9.605, de 1998, e no artigo 29 do Decreto 6514 de 2008, que regulam crimes ambientais. Segundo o órgão, a multa é administrativa e independe das investigações nas esferas civil e criminal.

Em depoimento à polícia na manhã desta terça-feira (20), ela disse ter “profundo arrependimento" pela morte do animal, segundo o advogado dela, Gilson Saad. Postado no YouTube, o vídeo das agressões já teve mais de um milhão de acessos.

Luiz Couto defende parceria entre Ministério do Desenvolvimento e ASA


Luiz Couto ressaltou a importância da ASA como uma experiência exitosa 
O deputado federal de Luiz Couto fez um apelo, nesta segunda-feira, no plenário da Câmara, ao Governo Federal e ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no sentido de não cortar os convênios com a ASA – Articulação do Semi Árido para não prejudicar a construção de cisternas nos sertões dos estados da região Nordeste.

Luiz Couto ressaltou a importância da ASA como uma experiência exitosa de uma ação em rede que agrega milhares de instituições sociais, entre sindicatos de agricultores, associações de produtores da agricultura familiar, pastorais sociais e cooperativas de militantes que lutam para transformar profundamente a realidade do semi-árido. “A ASA e seus protagonistas chegaram antes, muito antes naqueles lugares onde o Estado não chegava. Chegaram para construir e reconstruir alternativas a partir das experiências dos próprios sertanejos e sertanejas”, disse o deputado.

De acordo com o deputado, o trabalho da ASA, há duas décadas pelo menos, vem promovendo cidadania para milhões de nordestinas e nordestinos através de um trabalho pedagógico que transforma a vida das pessoas, com outra visão de mundo, sem assistencialismo, paternalismos, egoísmos nem politicagem, marcas tão comuns nas tradições políticas da região.

“A nossa intenção aqui é fazer um apelo ao Governo Federal e especialmente ao MDS para que, sem prejuízo dos convênios que já eram celebrados com as prefeituras, consórcios de municípios e governos estaduais, esta parceria com a ASA não seja rompida. Para que além das tecnologias de manejo da água e do respeito ao meio ambiente, este trabalho de educação verdadeira não seja interrompido. E que outros milhares de cisternas brotem o semi-árido brasileiro, com o protagonismo da sociedade e do Governo que estão transformando o Brasil” disse o Couto em seu pronunciamento desta segunda-feira, em Brasília.

Assessoria 

Privataria Tucana, o filme, candidatíssimo ao Oscar do ano

CLIK E 
ASSISTA O FILME


do Cloaca News, sugestão de Paulo P.

Sob a brilhante direção do sr. Cloaca, ator declara: “Agradeço ao Merval pelo apoio”

Lula e os blogueiros “sujos” (sr. Cloaca à esquerda do ex-presidente) prestigiarão a concorrida cerimônia de entrega do “prêmio”.

Joaquim Barbosa suspende mudança no ICMS em compras na internet


O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, com efeitos retroativos, a aplicação da Lei nº 9582, de 12 de dezembro de 2011, do Estado da Paraíba. Essa norma estabeleceu a exigência de parcela do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] nas operações interestaduais que destinem mercadorias ou bens a consumidor final, quando a aquisição ocorrer de forma não presencial, ou seja, por meio de internet, telemarketing ou showroom. Cabe ao Plenário do STF referendar ou não esta decisão.

A medida cautelar foi solicitada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4705, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A entidade argumenta a incompatibilidade do texto questionado com a Constituição Federal e, no mérito, pede a declaração de inconstitucionalidade da norma questionada.

Luis Nassif rebate ofensiva de Merval Pereira contra livro 'A Privataria Tucana'

Reproduzimos, abaixo, a íntegra do texto de Merval Pereira. O jornalista das organizações Globo se esforça para desconstruir o livro de Amaury Ribeiro Jr., mas o insucesso de sua empreitada é evidenciado pelo também jornalista Luis Nassif (em itálico sublinhado).


O "imortal" Merval Pereira
O livro “Privataria tucana”, da Geração Editorial, de autoria de Amaury Ribeiro Jr, é um sucesso de propaganda política do chamado marketing viral, utilizando-se dos novos meios de comunicação e dos blogueiros chapa-branca para criar um clima de mistério em torno de suas denúncias supostamente bombásticas, baseadas em “documentos, muitos documentos”, como definiu um desses blogueiros em uma entrevista com o autor do livro.

Disseminou-se a idéia de que a chamada “imprensa tradicional” não deu destaque ao livro, ao contrário do mundo da internet, para proteger o ex-candidato tucano à presidência José Serra, que é o centro das denúncias.

Estariam os “jornalões” usando dois pesos e duas medidas em relação a Amaury Jr, pois enquanto acatam denúncias de bandidos contra o governo petista, alegam que ele está sendo processado e, portanto, não teria credibilidade?

Negros ou urubus? Ferreira Gullar defende que a intelectualidade é exclusividade branca


A literatura, sendo a menina dos olhos da cultura, deve ser defendida da invasão dos negros; é o que ridicularmente pretende Ferreira Gullar


Por conta da publicação, em quatro volumes, da Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica, organizada pelos professores Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Fonseca, seja pela apresentação gráfica sofisticada da obra, seja pelo seu aporte crítico envolvendo profissionais de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, a questão de ser ou não ser negra a vertente da literatura brasileira que compõe seu conteúdo tem trazido à tona manifestações que vão desde respeitosas e aprofundadas abordagens até esdrúxulos pitacos de quem demonstra sua completa ignorância do assunto, má vontade e racismo crônico. Neste último caso está o que publicou Ferreira Gullar, com o título "Preconceito cultural", no caderno Folha Ilustrada, do jornal Folha de São Paulo, de 04/12/2011.


Aliado de Maranhão ‘baixa as armas’ e defende aliança do PMDB com o PSB


Político peemedebista ainda rasgou elogios à gestão do governador Ricardo Coutinho na PB  José Maranhão (PMDB)
O aliado do ex-governador José Maranhão (PMDB), o prefeito de Algodão de Jandaíra, Isac Rodrigues (PMDB), esqueceu da ‘briga’ entre seu líder e o governador Ricardo Coutinho na disputa de 2010 e passou a defender a aliança entre o PMDB e o PSB. De forma surpreendente, o gestor não só cobrou a efetivação da ‘parceria, como rasgou elogios ao governador do Estado.

“Confesso que algumas das ações do Governo tem sido admiráveis, dignas do nosso reconhecimento e do nosso aplauso”, declarou o prefeito.

Aliado histórico de José Maranhão toma posse e anuncia de que lado vai ficar a partir de agora


 Empresário fez mistério sobre aliança com Ricardo 
O empresário Mikika Leitão (PSL) tomou posse como deputado estadual, na tarde desta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa, no lugar do parlamentar licenciado Tião Gomes. Aliado histórico do ex-governador José Maranhão, Mikika Leitão fez mistério até agora sobre seu posicionamento político a partir de agora, com o ‘mandato na mão’.

“O que passou passou”, declarou Leitão ao afirmar que vive uma nova época, e que vai se alinhar ao governado Ricardo Coutinho.

Como justificativa da surpreendente mudança, Mikika explica que é ‘partidário’ e decidiu seguir a orientação de seu líder Tião Gomes, que faz parte da bancada do governo.

“Maranhão perdeu. Nosso partido agora segue outro caminho e eu também”, afirmou Leitão.

Já assumindo as cores do ‘ricardismo’, o novo deputado garantiu que vai lutar para convencer o oposicionista Aníbal Marcolino a passar para o lado do governo. Somado a isso, afirmou que vai convencê-lo, inclusive, a subir no palanque de Agra em 2012.