segunda-feira, 2 de julho de 2012

Voto aberto e obrigatório


Cristovam Buarque
Cristovam Buarque é senador pelo PDT de Brasília, ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília


Não há democracia plena sem o voto secreto para o eleitor, nem com voto secreto para o eleito. O eleitor deve ter seu voto protegido, mas os eleitos não devem ter seus votos escondidos. Ele foi eleito pela escolha do eleitor que tem o direito de saber como vota quem o representa.

É um contrassenso que um eleitor confie seu voto a um candidato e depois da eleição fique sem saber como seu vereador, deputado ou senador vota no Parlamento em assuntos que interessam ao eleitor, à cidade e ao país. O voto secreto no Congresso é uma excrescência na democracia.

Há pouco, o Brasil deu um passo positivo na transparência, ao publicizar toda informação que interessa ao público. Cada cidadão ou cidadã tem o direito de saber até mesmo o salário e os custos dos seus eleitos, mas não tem o direito de saber como votou seu parlamentar.

A lei da transparência não está completa se o Congresso mantiver o voto de parlamentares escondidos dos olhos e ouvidos dos seus eleitores.

É preciso que o Congresso tome a decisão de acabar com o voto secreto em todas as decisões. Alguns dizem que o sigilo do voto do parlamentar deve ser protegido de pressões do Poder Executivo. Isso podia se justificar durante o regime autoritário, em que a frágil oposição precisava evitar morte, prisão ou exílio por causa de um voto.

Mas na democracia, o único poder do presidente contra quem vota discordando das propostas do Executivo é tratar o parlamentar como membro da oposição, o que faz parte perfeitamente do jogo democrático.

Por isso não justifica a ideia de voto secreto na hora de votar para derrubar um veto do Presidente da República à lei ou artigo da lei. O eleitor quer saber se o seu parlamentar votou a favor ou contra o veto ou em uma lei que lhe interessa.

Outro argumento usado a favor do voto secreto é proteger o parlamentar quando vota na escolha de embaixador, juiz dos tribunais superiores e alguns outros diretores de agências. Mas, quando se tem medo de votar contra a nomeação de um juiz é porque se espera ter benefícios quando vota a seu favor, ou quando escondido no manto do voto secreto diz-se ter votado nele, mesmo mentindo.

O voto secreto é um manto da mentira e precisa ser abolido. Achar que um juiz vai perseguir um parlamentar que votou contra ele, é reconhecer que a Justiça foi politizada, a solução exige coragem para modificar a maneira de escolher os juízes, não de esconder o voto do parlamentar.

Da mesma maneira que é preciso saber todo voto de cada parlamentar, é preciso fazer o voto de o parlamentar ser também obrigatório em todas as votações, como é o voto do eleitor em todas as eleições.

O voto secreto do parlamentar é uma vergonha da democracia, mas o voto escondido por trás do voto das lideranças também é vergonha e humilhação para o parlamentar.

É preciso acabar com o voto secreto, mas também exigir que toda decisão seja tomada com o voto explícito de cada parlamentar, jamais pelo atual sistema do voto com o corpo: “quem estiver de acordo fique como está”, como é tão comum no dia a dia do parlamento brasileiro.

Além de vergonhoso e humilhante, tem permitido a aprovação de atos e leis sem o conhecimento dos próprios parlamentares, com artigos e parágrafos contrabandeados, por distração ou omissão dos parlamentares presentes, às vezes desconhecendo a pauta da votação naquele dia.

A desculpa de que o voto nominal faria impossível aprovar qualquer coisa, porque os parlamentares nunca estão presentes é ainda mais vergonhoso e injustificável. Se for preciso, que mudem as regras para obrigar a presença no Plenário na hora da votação, como qualquer trabalhador, ou que apresente suas justificativas para a ausência, ou deixe o eleitor saber que estava ausente sem justificativa, mas jamais se escondendo debaixo do voto dito de liderança.

O voto do eleitor na urna é obrigatório e secreto, o voto do eleito deve ser obrigatório e transparente em cada caso, para que o seu eleitor saiba como ele vota, e possa lembrar na eleição seguinte se o seu candidato votou como ele deseja ou não.

Nenhum eleito deve ficar preso à vontade de seu eleitor, até porque os eleitores têm posições variadas. Deve votar conforme seus compromissos de campanha e de sua consciência em cada caso, mas publicamente.
Ao eleitor cabe se manifestar nas urnas, secretamente, para reeleger ou não o seu candidato.

Agra avisa que vai para as ruas pedir voto para Luciano Cartaxo e Bandeira


 Prefeito da Capital não disputa à reeleição, saiu do PSB e agora apoia Luciano Cartaxo do PT  

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), declarou, ao MaisPB, que vai para às ruas fazer campanha e pedir votos para Luciano Cartaxo (PT) e para o ex-secretário de Comunicação do Estado Nonato Bandeira (PPS) na disputa pela Prefeitura da Capital, nas eleições de outubro próximo. O gestor afirmou que vai pedir votos à população para a chapa encabeçada pelo petista.

“Vou para as ruas pedir votos a população: vote em Luciano Agra, vote em Luciano Cartaxo!”, disse o prefeito da Capital.

Na ocasião, afirmou que tem certeza que Cartaxo e Bandeira vão fazer um bom governo, “porque João Pessoa está entregue em boas mãos, está em mão livres. São mão leves sem ressentimento, sem mágoas, são as mãos do bem”, destacou o gestor criticando a postura dos integrantes do PSB, seu ex-partido.

Segundo o gestor, os socialistas vêm demonstrando ressentimento para com as pessoas que decidiram não apoiar a candidatura da ex-secretária de Planejamento da Capital, Estelizabel Bezerra.

Agra garantiu que dentro das suas possibilidades contribuirá com todas as suas forças para a campanha de Luciano Cartaxo e Nonato Bandeira.



Mislene Santos - MaisPB 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Planalto anuncia sete nomes da Comissão da Verdade


Nomeação será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial; grupo terá dois anos, a partir de sua instalação, para apresentar relatório


A presidente Dilma Rousseff e seus ministros reunidos na cerimônia que marcou a sanção da lei da Comissão da Verdade (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação)

Dilma Rousseff pede solução sobre custo de hotel na Rio+20


Brasília - A menos de dois meses da Rio +20, o governo federal, deputados e senadores descobriram que o preço dos hotéis no Rio de Janeiro durante a conferência se transformou em um problema. A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quinta-feira aos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Turismo, Gastão Vieira, que tentem achar uma solução. Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Turismo quer convocar o setor hoteleiro a dar explicações. No Senado, a Comissão de Relações Exteriores aprovou uma resolução em que pede ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que intervenha no assunto.

Revoltados com a Oi, clientes marcam protesto contra a operadora em JP


 Protesto é nesta sexta, internautas afirmam que Oi lançou “Promoção tenha raiva ilimitada”  

 A operadora de celular Oi lançou uma promoção que tem sido alvo da revolta dos paraibanos na internet. A falta de sinal da operadora, desde o início desta semana virou piada nas redes sociais e clientes marcaram nas redes sociais um protesto contra a operadora.

No Twitter, com a hasteg #celularéprafalar, clientes estão marcando uma manifestação na frente da loja da operadora, na Avenida Epitácio Pessoa, às 11:50 h desta sexta-feira.

A falta de sinal da Oi virou piada nas redes sociais.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Novas regras para a poupança viabilizarão a queda dos juros, diz Mantega


Novas regras para a caderneta são essenciais para permitir a trajetória de declínio da Selic; sem alterações, fundos perderiam atratividade
  
Em coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, justificou nesta quinta-feira as novas regras da poupança (veja quadro explicativo). De acordo com o ministro, sem as mudanças, a redução das taxas de juros do país se tornaria inviável. “O Banco Central não teria ação eficaz e não conseguiria baixar taxas de juros, mesmo que quisesse”, disse. “A economia continuaria praticando taxas mais elevadas; portanto, inviabilizaria redução da taxa de juros no Brasil”, acrescentou. A medida provisória que regulamenta a alteração sairá na edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira e valerá a partir desta sexta.

Cássio convida prefeitos e governadores para debater guerra fiscal


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (03), requerimento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no sentido de realizar uma audiência pública para debater, com prefeitos e governadores, a guerra fiscal e os efeitos da política fiscal adotada por Estados, também conhecida como guerra dos Portos. “É preciso evitar que esses atos tenham consequências predatórias à economia nacional, principalmente a médio e longo prazo”, afirmou Cunha Lima, que também pretende convocar para o debate, representantes do Governo Federal e do Ministério Público Federal.

AL realiza sessão especial em CG para discutir violência


A Assembléia Legislativa realiza sessão especial, em Campina Grande, para discutir a violência que atinge as cidades do interior e os moradores da zona rural. A propositura é do mandato do deputado estadual Frei Anastácio (PT). A sessão será realizada segunda-feira, (7) às 14h, na Câmara de Vereadores de Campina Grande. Segundo o deputado, a ação parlamentar atende a uma reivindicação das entidades que congregam os agricultores familiares que estão sofrendo com furtos, assaltos e mortes, sobretudo, na região da Borborema.

Universidades do Rio dão título de doutor a Lula


Ex-presidente será homenageado por cinco instituições de ensino
  
Nesta sexta-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá títulos de Doutor Honoris Causa de universidades do Rio de Janeiro. A entrega será feita pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de quem Lula é aliado, em parceria com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Desde que deixou o governo, Lula recebeu uma série de títulos de doutor. Um dos mais importantes foi concedido pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como Sciences Po, fundado em 1871.

Justiça bloqueia bens de deputado por suspeita de manter servidor "fanstasma"


O deputado estadual Luciano Pereira (DEM) teve seus bens bloqueados em R$ 110 mil para cobrir danos causados ao confres público por ato de improbidade administrativa. O parlamentar é acusado pelo Ministério Público de manter servidor fantasma em seu gabinete.

A decisão é do juiz Gustavo Marçal da Silva e Silva, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. De acordo com a petição inicial do Ministério Público, o deputado, o chefe de gabinete do parlamentar, Everton Ribeiro Moretisson, e o estudante universitário Maurício Alves dos Santos Filho cometeram infrações à Lei 8429/92 (a Lei das Improbidades Administrativas).

Gravação mostra deputado pedindo a mulher que aborte Arnaldo Jordy (PPS) confirmou a autenticidade do vídeo


Uma gravação de três minutos, divulgada no Youtube, mostra o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) pressionando uma mulher a abortar o filho supostamente dele. O diálogo entre os dois é áspero e a mulher, identificada como Josy, recusa-se a fazer o aborto e cobra de Jordy que lhe dê apoio durante a gestação.

No momento mais tenso, Josy argumenta: "Tu estás pensando que a minha vida é fácil, que eu vou pegar, chegar contigo e dizer `Tá bom, eu vou fazer o aborto?'". O deputado retruca: "Eu não tô dizendo que é uma decisão fácil, mas é uma decisão, Josy".

quinta-feira, 3 de maio de 2012

LUTO - Morre nesta quinta ícone da radiofonia paraibanaSpencer Hartman tinha 76 anos e 33 de Rádio Tabajara



O radialista Spencer Hartman, um dos ícones da radiofonia paraibana, morreu na madrugada nesta quinta-feira (3), em sua residência no bairro da Torre, em João Pessoa.

Segundo a esposa de Spencer Hartman, o apresentador sentiu na noite de ontem uma dorzinha e após tomar um medicamento foi se deitar. Por volta das 6h de hoje, Maria José ao tentar acordá-lo percebeu que ele estava sem vida.

Dono de um vozeirão, Spencer tinha 76 anos e por 33 anos apresentava na Rádio Tabajara o programa “E por falar em Saudades”, no horário das 22h às 24h. o programa abordava sempre músicas de artistas que marcaram época.

Reação positiva: Cesta básica de abril sobe 1,75% em João Pessoa; acumulado no ano foi de 6,66%


A cesta básica da cidade de João Pessoa registrou variação positiva de 1,75%, no mês de abril/12, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme). O acumulado no ano foi de 6,66% e nos últimos doze meses em 4,96%.                       
De acordo com o estudo, a ração essencial mínima, que é composta por 13 produtos alimentares básicos (arroz, feijão, carnes, farinha de mandioca, café, pão, leite, açúcar, margarina, óleo de soja, legumes, frutas e raízes) e suas respectivas quantidades, passou a representar aproximadamente 34,20% do salário mínimo.

Procurador-geral da República recusa convite para explicar investigações na CPI do Cachoeira


Os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Odair Cunha (PT-MG) fizeram oficialmente o pedido para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, explicasse as investigações contra o bicheiro Carlinhos Cachoeira na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a CPI do Cachoeira. Gurgel, no entanto, rejeitou o convite.

A recusa de Gurgel já era esperada, e tem uma razão técnica. Se fosse à CPI, Gurgel seria considerado como testemunha no processo. No entanto, ele atua no caso como investigador. Como a lei não permite que uma pessoa seja ao mesmo tempo investigador e testemunha de um processo, Gurgel poderia comprometer os trabalhos da procudoria-geral caso aceitasse o convite.

GOVERNADOR RECEBE MST E GARANTE APOIO PARA PROJETO DE IRRIGAÇÃO E MECANIZAÇÃO


Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram recebidos, na noite desta quarta-feira (2), no Palácio da Redenção, pelo governador Ricardo Coutinho, a quem entregaram uma pauta de reivindicações que inclui a desapropriação de terras por meio de convênio entre o Incra e o Governo do Estado para famílias acampadas, distribuição de sementes, a construção de escolas no campo, projetos de irrigação e captação de água nos assentamentos e crédito para a compra de maquinas agrícolas.

PT discute hoje se expulsa filiados


O diretório do Partido dos Trabalhadores de Campina Grande se reúne hoje, para decidir se expulsa os filiados que permanecem ocupando cargos na Prefeitura de Campina Grande. A ala Democracia Socialista informou que só existem dois caminhos para os que continuam com cargos comissionados: ou se licenciam do partido, ou são expulsos. A punição deverá ser aplicada até mesmo ao próprio presidente municipal da legenda, Alexandre Almeida.   

Anísio propõe audiência pública para discutir seca na Paraíba


 O deputado estadual Anísio Maia (PT) propôs durante a sessão de hoje uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir a seca no estado. Segundo o parlamentar, na ocasião ele irá apresentar uma proposta alternativa à que foi apresentada pelo Governo Estadual. “Temos hoje na Paraíba cerca de 2,6 milhões de pessoas sofrendo com a seca. É um problema muito grave. Por isso, quero discutir o tema com profundidade, sem palanques. Temos que achar soluções que possam tornar possível a vida do homem do campo durante a seca”, revelou.

Para Anísio Maia, é preciso haver uma união entre os políticos do Estado. “A audiência pública vai nos mostrar as diretrizes para que toda a classe política da Paraíba vá unida pedir ao Governo Federal as mesmas medidas. Temos que unir o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, as Prefeituras e órgãos do Governo Federal. Só assim teremos força para trazer os recursos necessários para o nosso estado”, explicou.

Cúpula do PSC reafirma apoio à candidatura de Guilherme Almeida


As direções Nacional e Estadual do Partido Social Cristão (PSC) reafirmaram nesta quarta-feira o apoio total e irrestrito ao pré-candidato a prefeito de Campina Grande, deputado Guilherme Almeida.

Além da Executiva Nacional e do presidente estadual, ex-deputado Marcondes Gadelha, também reafirmaram o total apoio os deputados e suplentes Leonardo Gadelha, Vituriano de Abreu, Arnaldo Monteiro e Carlos Batinga.

Segundo Guilherme (foto), o apoio de todos os deputados do PSC no Estado vem se unir aos votos de empenho, solidariedade e compromisso que a direção nacional tem dado às nossas ações.

Luciano Agra está entre os 3 prefeitos mais influentes do Brasil, diz pesquisa


Prefeito de João Pessoa ficou atrás apenas dos prefeitos de Goiânia e Rio de Janeiro 

O prefeito Luciano Agra é considerado o mais influente da Região Nordeste de acordo com a atuação do perfil virtual no microblog Twitter. O resultado da pesquisa foi divulgado pela Agência Burson Marsteller, que ainda aponta o perfil do prefeito de João Pessoa como o terceiro mais influente dentre todos os prefeitos do Brasil e o segundo mais mencionado na rede social.
                                                                                


Brizola Neto toma posse nesta quinta no Ministério do Trabalho


Escolhido por Dilma, neto de Leonel Brizola ocupa o lugar de Paulo Roberto Pinto


Brizola Neto (esquerda) conversa com Carlos Lupi, presidente do PDT 
O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), tomará posse na manhã desta quinta-feira (3), às 11h, no Ministério do Trabalho. Sua nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial da União depois de decisão tomada pela presidente Dilma Rousseff na última segunda (30).

Brizola Neto foi indicado pelo PDT, partido fundado por seu avô, o ex-governador Leonel Brizola (morto em 1994). Aos 33 anos, o novo ministro é um dos mais jovens do governo Dilma.

Lula retoma agenda pública nesta quinta-feira



Na quinta, ele participará de seminário sobre a África e, na sexta, receberá homenagem



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta quinta-feira (3) sua agenda pública em um evento no Rio de Janeiro. Depois de inaugurar um CEU (Centro Educacional Unificado), em São Bernardo do Campo, e de assistir à pré-estreia do documentário Pela Primeira Vez, em Brasília, ele vai participar de um seminário promovido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

sábado, 7 de abril de 2012

Deputado Federal Luiz Couto busca solução para o Garantia Safra em Serra Branca


O Secretário de Agricultura do Estado, Marenilson Batista, recebeu ofício do Partido dos Trabalhadores de Serra Branca, solicitando o empenho do Governo do Estado para tentar reverter o pagamento do Garantia Safra no município.

Nesse sentido, o deputado federal Luiz Couto está empenhado junto ao secretário para ir ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tratar do assunto, o objetivo é destravar o pagamento em diversos municípios da Paraíba.

“Em Serra Branca o problema específico foi ocasionado pela prefeitura, que preparou o laudo que historicamente era elaborado pela EMATER, nesse sentido, o MDA levou em consideração os dados históricos do IBGE, gerando um erro técnico”, afirmou o assessor Rafael Maracajá.

Popularidade deixa Dilma com mais argumentos para driblar a pressão


Dilma Rousseff está mais forte do que o governo que comanda. A diferença entre a aprovação pessoal (77%) e a avaliação positiva da gestão (56%) é de 21 pontos percentuais. Dilma é encarada pela população como uma administradora capaz de resistir às chantagens do Congresso, uma instituição tradicionalmente mal avaliada pelos brasileiros. Ela surfou na onda da faxina ministerial em 2011 e, nesse ano, decolou de vez ao não ceder às pressões dos aliados por cargos e emendas, mesmo sofrendo derrotas contundentes como a não recondução de Bernardo Figueiredo para a presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Pré-candidata a PMJP fala da composição do vice na majoritária e aliança com PT



Pré-candidata a Prefeitura de João Pessoa fala da composição do vice na majoritária e destaca aliança com o Partido dos Trabalhadores

A pré-candidata à prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), falou sobre a escolha do vice-prefeito para compor a chapa majoritária do partido, e da aliança do Partido dos Trabalhadores (PT), tanto na base nacional, como local. As declarações foram feitas durante a entrevista no programa Correio Debate, nesta terça-feira (3).

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Após reunião do PSB, Estelizabel e RC comentam atitude de Agra


Ainda na reunião, Agra reconsiderou decisão e retirou mais uma vez seu nome da disputa em JP 

Estelizabel e Agra
A passagem da noite desta quarta-feira (4) foi marcada por reviravoltas dentro do PSB. A portas fechadas dirigentes do PSB estiveram reunidos no Hotel Xênios, orla da Capital.

Leia mais: Agra reconsidera recuo e retira mais uma vez pré-candidatura a prefeito de JP

Prefeito contraria PSB, se relança no páreo e oficializa ‘Volta Agra’ em JP

Já no início da reunião o prefeito Luciano Agra fez um discurso inflamado, em que defendia seu próprio retorno à corrida eleitoral. Mas não durou muito a intenção do gestor de voltar a disputar a reeleição para prefeitura de João Pessoa. Em poucas horas, o socialista decidiu por não levar adiante a briga interna e continuará a apoiar a pré-candidata Estelizabel Bezerra.

Ainda na madrugada desta quinta-feira (5) o governador Ricardo Coutinho comentou a postura de Agra e o parabenizou. Em seu Twitter o governador afirmou que a unidade é o caminho para a continuidade das mudanças.


Em seguida foi a vez de Estelizabel compartilhar com os internautas o resultado da conturbada reunião. A pré-candidata também fez menção a sua gratidão ao recuo do prefeito.







Naira Di Lorenzo - MaisPB

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sem acordo entre governo e Fisco, pauta segue trancada na Assembleia


Os líderes do governo, da oposição e representantes do Fisco, além de secretários de estado se reúnem nesta terça-feira, 3, em mais uma rodada de negociações em torno da Medida Provisória 184, que trata do percentual de ocupação de cargos de direção por parte dos servidores públicos. A MP trancou a pauta de votações da Assembleia há quarenta dias

Dilma anuncia pacote bilionário de incentivo às empresas


Depois de uma longa reunião com o ministro Guido Mantega (Fazenda), realizada ontem no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff apresenta na manhã desta terça-feira um pacote de incentivos e desonerações fiscais para as empresas.
Segundo Mantega, 15 setores serão beneficiados com as medidas de desoneração de folha de pagamento: têxtil, confecções, calçados e couro, móveis, plástico, material elétrico, auto-peças, ônibus, naval, aéreo, de bens de capital mecânica, hotelaria, tecnologia de informação e comunicação, equipamentos para call center e design house (chips).
Existe uma tendência natural de redução da indústria no mundo, que se acentuou com a crise, disse Mantega. "Hoje, o Brasil é um dos países do mundo que mais gera emprego, mesmo com a economia crescendo a um ritmo moderado. Temos que continuar reduzindo o custo tributário, econômico e financeiro para dar competitividade à economia brasileira."

Cristovam cobra da Câmara que conclua votação da ‘Lei da Palmada’


Agência Senado

Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) dirigiu apelo aos deputados federais para que concluam “o mais rápido possível” a tramitação do projeto de lei que proíbe os pais de aplicarem castigos corporais nos filhos (PL 7.672/2010 na Câmara).

O senador disse que o fato de o projeto ter recebido o apelido de “Lei da Palmada” dá margem a uma interpretação falsa que não justifica o pedido de alguns deputados para que a matéria, já aprovada em caráter terminativo em comissão especial da Câmara, seja apreciada também no Plenário daquela Casa. A nova etapa, se confirmada, adiaria o envio da matéria para exame do Senado.

Ricardo diz que placa vinculada foi herança de Maranhão


 O governador Ricardo Coutinho (PSB) respondeu hoje à tarde em seu programa semanal de rádio à acusação feita pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT) de que estaria usando um carro oficial com placas frias. O chefe do executivo negou que haja irregularidade no procedimento, mas atribuiu o fato ao antecessor, José Maranhão (PMDB), que teria adotado as "placas vinculadas" por motivos de segurança:

- Não tem nada de errado. Essa placa foi colocada pelo ex-governador Maranhão, mas não tem nada de ilegal. Eu imagino que tenha sido uma questão de segurança que tenha levado o ex-governador Maranhão a proceder desta forma para colocar uma placa vinculada no carro de uso do governador, que é o mesmo que eu mesmo passei a usar. Imagino que o ex-governador fez isso por motivos de segurança e eu não tenho objeções a fazer. Nem sabia, para falar a verdade. Outra coisa: disseram que o carro estava sendo guardado numa garagem particular. E queriam que botasse onde? numa festa? ou deixasse circulando com alguém? eu não permito isso. Problema seria se estivesse numa balada à noite. Isso é tudo plantado daqui. Passaram a semana inventando mentiras. Não tem nada de errado! Estão relembrando as épocas em que tinham tudo e mais alguma coisa, até o que não deviam ter.

Governador inaugura memorial das Ligas Camponesas


O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na tarde de ontem, o Memorial das Ligas Camponesas, em Sapé, e, num momento histórico, devolveu simbolicamente a chave da casa a Elisabeth Teixeira, exatamente 50 anos após o assassinato do seu marido, o agricultor e líder rural João Pedro Teixeira. No dia 2 de abril de 1962, após a morte de João Pedro, Elisabeth fugiu com os filhos deixando a casa no sítio Barra das Antas.

Durante o evento, o governador Ricardo Coutinho também entregou o decreto de desapropriação de área de sete hectares de terra para a construção do Centro de Formação para o Campesinato e do lançamento do Concurso de Redação João Pedro Teixeira, do qual poderão participar alunos da rede pública estadual.

TRE julga pedido de cassação de gestor por captação ilícita e abuso de poder


Prefeito também é investigado no Ministério Público pelo crime de formação de quadrilha  

O TRE da Paraíba deve julgar hoje à tarde, recurso eleitoral (RE Nº 17063) que pede a cassação do Prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas e do seu vive, Severino Moura de Lima, ambos do (PTB). A ação foi impetrada por Carlos Alberto Soares de Oliveira (PR), segundo colocado nas eleições de 2008.
                                                                         
O prefeito que venceu as eleições com a diferença de apenas 48 votos, num universo de quase 10 mil eleitores, é acusado de captação ilícita de sufrágio e ainda abuso do poder político e econômico nas eleições de 2008.

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral é pela procedência da denuncia quanto ao abuso do poder político e econômico e pede a realização de novas eleições no Município. O relator do processo no TRE é o Juiz José Di Lorenzo Serpa.

Comerciário vai sacar seguro e descobre que está morto há 12 anos


Erro no sistema de dados do INSS tem causado grande constrangimento ao cidadão 


Um caso muito curioso está chamando a atenção na cidade de João Pessoa. Um homem descobriu pela quinta vez que está morto. 

Tudo começou quando o vendedor, Fabrízio da Silva Pinheiro, 37 anos, deu entrada no ano de 2000 para retirar às parcelas do seguro desemprego. Ele teve um susto ao saber que já tinha falecido e só recebeu dinheiro após conseguir um nada consta. 

De lá pra cá, o caso raro vem se repetindo toda vez que Fabrízio precisa recorrer ao Ministério do Trabalho para receber o benefício do INSS após deixar as empresas por onde tem trabalhado. 

“Isso parece engraçado. Até levo na esportiva, mas, é muito constrangedor”, revelou o vendedor em entrevista concedida ao MaisPB.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Justiça confisca bens de estupradores de Queimadas


Os bens dos dois acusados, que chegam a R$200 mil, serão leiloados 


Dois dos dez acusados de estuprar e matar mulheres durante uma festa de aniversário no município de Queimadas (PB), em fevereiro deste ano, terão parte dos bens confiscados pela Justiça paraibana. A decisão foi divulgada no sábado (10) e tem como alvo Luciano dos Santos Pereira, o aniversariante, e seu irmão Eduardo dos Santos Pereira, seu irmão. Para a Justiça, os irmãos são os mentores e coautores da barbárie.



Os bens dos dois acusados, que chegam a R$200 mil, serão leiloados. O dinheiro arrecadado será depositado em uma conta poupança, até que eles sejam julgados e, se for o caso, condenados. Quando o processo for concluído, o dinheiro deverá ser repassado às famílias das vítimas da tragédia, que chocou a população da Paraíba. A barbárie completa um mês amanhã.


O sequestro dos bens dos acusados foi determinado pela juíza Flávia Baptista Rocha, da 1ª Vara de Queimadas. Ela atendeu ao pedido do advogado da família da recepcionista Michele Domingos da Silva, 29, que ficou desamparada financeiramente depois da morte dela. Na decisão, a juíza cita duas motos, um automóvel Punto ELX, um Hyundai l30, dois capacetes e dois cavalos de raça, pertencentes aos acusados. Vale ressaltar que há uma investigação paralela para apurar a origem dos bens. A polícia investiga a ligação dos irmãos com o traficante Nem, do Rio de Janeiro.


O crime

A festa de aniversário foi realizada no dia 12 de fevereiro, na casa de um dos acusados. Em determinado momento, um grupo de homens mascarados e armados invadiu a casa e estuprou cinco mulheres. Apenas as namoradas dos criminosos foram poupadas da violência sexual. Durante o estupro, duas mulheres reconheceram os acusados.


O grupo fugiu levando a recepcionista Michele e a professora Isabela Frazão, 27. As duas foram mortas a tiros em via pública. Na tentativa de enganar a polícia, os donos da casa prestaram queixa alegando que a casa foi invadida e todos os participantes da festa foram roubados. No entanto, a frieza e a contradição dos denunciantes intrigou a polícia, que horas depois descobriu o que realmente tinha ocorrido.


Dez pessoas, incluindo três adolescentes tiveram envolvimento na tragédia. Os irmãos Eduardo e Luciano foram presos durante o velório das vítimas. No último dia 28, a Justiça aceitou a denúncia apresentadas contra o grupo, acusado de estupro, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, cárcere privado e lesão corporal. Um dos irmãos é acusado de todos esses crimes e ainda homicídio doloso (quando há intenção de matar), o que pode leva-lo a júri popular.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Petista diz que PSB demonstra ousadia em lançar candidata desconhecida


Walter Aguiar

Walter Aguiar comparou Estelizabel à presidente Dilma e profetizou ascensão similar à paraibana 
O petista Walter Aguiar, referendado nesta quarta-feira (29) como o coordenador do programa de governo do PSB na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, disse hoje que os socialistas estão sendo ousados ao lançar um nome desconhecido como o de Estelizabel Bezerra à PMJP.

De acordo com o Aguiar, “a tradição dos partidos é de entregar a cidade a nomes conhecidos”.

Na ocasião, o petista lembrou o caso da presidente Dilma Rousseff que, segundo ele, saiu do anonimato para assumir a Casa Civil, chegou à presidência da República e “hoje tem mais aprovação do que o ex-presidente Lula”.

Separação do PT e PMDB em João Pessoa ganha repercussão nacional; Ato se repete em outros estados.



PT e PMDB, os dois principais partidos da base de sustentação do governo Dilma Rousseff, terão mais disputas do que alianças nas eleições municipais deste ano. A exemplo do que acontece em João Pessoa, os partidos vão estar de lados opostos na maioria das grandes cidades do Brasil e disputa preocupa Palácio do Planalto.

Independentemente de candidatura própria na Capital, o certo é que o PT não estará ao lado do PMDB, partido que já optou por candidatura própria. A decisão do PT de João Pessoa no dia 18 de março será entre a candidatura de Luciano Cartaxo (PT) e a aliança com o PSB.

Veja a íntegra da reportagem do IG apontando o distanciamento do PT e PMDB em João Pessoa.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vítimas de incêndio na Antártida recebem homenagem no Rio


Os corpos dos dois militares chegaram à Base Aérea do Galeão hoje cedo

Cerimônia em homenagem aos dois militares teve a presença de Temer e Amorim

Os dois militares mortos no incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártida, no último sábado (25) receberam homenagem nesta terça-feira (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio, com a presença do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Defesa, Celso Amorim. Os corpos do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos chegaram à capital fluminense por volta das 9h.

PT admite problemas com campanha para prefeito em Fortaleza, Recife e Belo Horizonte


Partido terá de debater estratégia em 22 cidades do Brasil


O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP),
espera que o partido cresça 20% nas eleições deste ano



















O PT enfrenta dificuldades em definir seus candidatos a prefeito nas eleições deste ano em pelo menos 22 cidades, das quais se destacam Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.
Quem admitiu o “debate de tática” nessas cidades foi o próprio presidente nacional da legenda, deputado estadual Rui Falcão (SP), que na tarde de segunda-feira (27) se reuniu com os representantes da Comissão Eleitoral do partido no centro de São Paulo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Policiais fazem mega operação no Sertão para prender traficantes


O Objetivo da Operação é combater o tráfico de drogas e cumprir mandados de prisão, em cada município. A Operação conta com a participação de mais de 100 policiais.

Uma operação das Policias Militar e Civil está sendo realizada desde a madrugada desta quinta-feira (09), nas cidades de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Uiraúna e outras cidades da região no Sertão da Paraíba.

O Objetivo da Operação é combater o tráfico de drogas e cumprir mandados de prisão, em cada município. A Operação conta com a participação de mais de 100 policiais.

Conforme informações, mais de 10 pessoas já foram presas, armas e drogas foram apreendidas. Entre os presos em Cajazeiras, está um traficante conhecido por Marcos Aleijado e um vendedor de automóveis.

A Polícia do Rio Grande do Norte também está agindo em conjunto com a Polícia da PB.

Ministério da Defesa confirma a Cássio a compra de ISL para o aeroporto de Campina


  A contagem regressiva para a instalação do ILS (Instruments Landing System) no Aeroporto João Suassuna já começou. A confirmação da compra do aparelho foi feita ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nesta quarta-feira (08) pelo Departamento de Controle Aéreo (DECEA) do Ministério da Defesa. “Esta é uma grande notícia: o ILS irá trazer maior orientação nos pousos e garantir segurança aos passageiros e turistas”, comemorou Cássio Cunha Lima.

De acordo com informações prestadas pelo Cel. Fernando, do DECEA, no Rio de Janeiro, a compra do aparelho junto a uma empresa alemã já foi autorizada, sendo prevista sua chegada ao Brasil até o final de março. Segundo o oficial, o processo de instalação (pré-site) do ILS está em ritmo acelerado dentro do DECEA, e a expectativa do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Defesa é colocar o equipamento de segurança em operação nos primeiros meses de 2013. Cássio Cunha Lima fez questão de ressaltar que a instalação do ILS foi um pleito “de toda a bancada paraibana”, e irá representar mais segurança a todos os usuários do aeroporto João Suassuna.

Quarta Boa da Míriam Leitão!!! por Passarinho Pentelhão.


Quarta Boa da Míriam Leitão!!! Montanha de dinheiro em concessão de aeroportos deixa PIG tonto!!! Aécio esquece dos trocados obtidos com ‘venda’ da Vale e diz que PT copia PSDB!!! Nossa querida nos defende e diz para Aécio que não é nada disso!!! Loucura!

Planalto cancelou visita de Dilma à trecho de obras paradas no Ceará


Grades de proteção para afastar a multidão, tolds e um palanque foram desmontados às pressas na manhã de quarta-feira, 8, depois que a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem a Missão Velha, no sertão do Cariri, divisa do Ceará com Pernambuco, porque o palco da festa fora montado num trecho de obra paralisada da ferrovia Transnordestina. O Planalto abortou a escala da presidente no local para evitar constrangimentos, diante da constatação de abandono da obra.

O Estado percorreu alguns trechos da obra em Missão Velha, que seria visitada nesta quinta-feira, 9, por Dilma. As cenas relembram o abandono já constatado pela reportagem do jornal em dezembro, quando percorridos trechos da transposição do Rio São Francisco. Na quarta-feira, ao inspecionar obras do projeto no Nordeste, Dilma afirmou que quer "obras controladas".

Segundo o jornal Valor Econômico: PT pode abrir mão de candidatura própria em JP e mais capitais


O jornal de circulação nacional Valor Econômico publicou na edição desta quinta, 09, falando sobre a possibilidade do Partido dos Trabalhadores abrir mão de candidatura própria em capitais de vários estados, entre elas, João Pessoa.

Leia a matéria:

Convênios com ONGs sob suspeita somam R$ 755 milhões


Ministério da Cultura reúne o maior número de convênios considerados irregulares
 
Os convênios da União com entidades sem fins lucrativo que caíram na malha fina do governo federal somam R$ 755 milhões. Elas deverão ser cobradas a devolver parte desse dinheiro aos cofres públicos. As organizações não governamentais e demais entidades responsáveis por 305 convênios pegos na malha fina ganharam prazo até 27 de fevereiro antes de entrarem na lista de devedores da CGU (Controladoria-Geral da União), que impedirá a celebração de novas parcerias com a União.

Ontem, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, enviou aviso aos ministros cobrando informações sobre os convênios considerados irregulares e dando mais dez dias úteis de prazo para o trabalho. A lista deveria ter sido apresentada no dia 29 do mês passado. A data foi fixada por decreto da presidente Dilma Rousseff editado no final de outubro, em resposta aos desvios constatados em repasses feitos a ONGs nos ministérios do Turismo, Esporte e Trabalho e que levaram à demissão dos três titulares dessas pastas.

Unimed é condenada por negar atendimento durante carência


A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão da 17ª Vara Civil da Comarca da Capital, que condenou o Plano de Saúde Unimed João Pessoa ao pagamento de indenização fixada em R$ 5 mil, a títulos de danos morais, por negar atendimento em unidade hospitalar a usuária em período de carência.

A paciente, que veio a falecer no curso do processo, sendo substituída por seus herdeiros na ação, foi atendida na urgência do Hospital Memorial São Francisco, onde foi diagnosticada com pancreatite aguda. Por não haver demanda de leito, foi pleiteada sua transferência para o Hospital Samaritano, no entanto, teve a internação negada, sob o argumento de que não havia cumprido o prazo de carência para internação e cirurgia, que seria de 180 dias.

Direção do PT defende pacto com PSB: “Nossa aliança não é oportunista”


Lideranças petistas em João Pessoa destacam importância de Manifesto de apoio a Estelizabel 


Dirigentes e lideranças, que compõem a maioria do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), destacam a importância do lançamento do Manifestou em apoio a pré-candidatura da ex-secretária Estelizabel Bezerra, do PSB, à Prefeitura de João Pessoa. O vice-presidente municipal da legenda, Jackson Macêdo, comenta que o lançamento do documento dará início a campanha que pretende levar os petistas a apoiarem a candidatura da socialista para a sucessão municipal.

Macêdo informa que o evento terá o reforço da participação de lideranças dos partidos que integram o denominado “Campo Democrático e Popular” – PT, PSB, PC do B e PV, bem como dos socialistas, prefeito Luciano Agra, governador Ricardo Coutinho e da própria Estelizabel.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dilma visita hoje projeto do São Francisco, no Nordeste, e mais uma vez deixa PB fora do roteiro


A presidente Dilma Rousseff inicia hoje uma viagem de dois dias ao Nordeste para visitar as obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. Ela desembarca em Paulo Afonso, na Bahia, de onde seguirá para Floresta, em Pernambuco, para visita ao Mirante do lote 13.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo garantir, em 2025, o abastecimento de água a quase 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Veneziano afasta filha de Orlandino para privilegiar o PT


Socorro Ramalho
Socorro Ramalho (foto), que integra a direção municipal do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande, é a nova secretária adjunta de Educação da Prefeitura campinense.

O cargo já estava prometido pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) há algum tempo ao PT e a nomeação foi concretizada esta semana.

A atual titular do cargo, Bernadete de Lourdes Leite Farias – filha do ex-vereador Orlandino Farias -, foi remanejada para a Secretaria de Agricultura.

Com apenas três meses de mandato como senador, Cássio já responde a dois processos no STF


Com três meses de mandato, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) já responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Os processos são anteriores ao mandato do tucano e mudaram de instância porque ele passou a ter foro privilegiado. As investigações são de supostos crimes eleitorais e de crimes contra a lei de licitações. Ambos os processos correm em segredo de Justiça.

O inquérito nº 3388 chegou ao Supremo em 20 de dezembro de 2011 e está sob a relatoria do ministro Cezar Peluso, presidente da corte. Ele foi movido pelo Ministério Público Eleitoral e além de Cássio Cunha Lima investiga o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). A investigação apura se os dois cometeram crimes eleitorais durante as eleições de 2008, quando Rômulo disputava a prefeitura de Campina Grande e Cássio era o governador da Paraíba.

Presidenta Dilma Rousseff desembarca na Paraíba ainda esta semana


A presidenta Dilma Rousseff visita a Paraíba ainda esta semana para acompanhar de perto as obras da transposição do São Francisco e os trabalhos da Transnordestina. A informação está na coluna do jornalista Ilimar Franco do jornal O Globo.

Pé na Estrada

Nesta semana, a presidente Dilma fará um mergulho no interior do país para ver as obras da Transnordestina e da transposição do rio São Francisco. Em dois dias, ela irá a seis municípios do interior de Pernambuco e da Paraíba.  

Aguinaldo toma posse no Ministério das Cidades e começa a montar equipe nesta segunda-feira


O paraibano Aguinaldo Ribeiro toma posse nesta segunda-feira (6) como ministro das Cidades e deve começar a montar sua equipe de trabalho ainda hoje. A posse do novo ministro está marcada para, às 17 horas, no Palácio do Planalto.  

“Tem muita questão para resolver. Como foi de supetão, a gente ainda não tinha parado para pensar na equipe. Vamos escolher bons técnicos, pessoas de ponta. Temos que montar um time vencedor para o que a presidenta Dilma quer e o Brasil precisa", afirmou Aguinaldo.

O novo ministro afirmou que está "começou a trabalhar, pensar em equipe, recebendo material do pessoal do ministério, fazendo o estudo das diversas secretarias, se inteirando do tamanho do orçamento em cada área".

Bandeira deflagra contatos e diálogo com movimentos populares de JP


Jornalista diz que quer dialogar com o povo e ouvir lideranças sobre problemas de JP  

Bandeira mantém postulação dentro da base aliada de Ricardo em JP
O secretário de Comunicação do Estado, pré-candidato do PPS e de uma frente partidária que conta hoje com oito legendas, jornalista Nonato Bandeira, anunciou neste domingo (5), que durante a semana estão previstos uma série de contatos com lideranças populares e partidárias para consolidar ainda mais o movimento lançado na última terça-feira (31), na sede do PRB. O movimento surgiu a partir de manifestações espontâneas na capital paraibana, após a desistência do prefeito Luciano Agra (PSB) em concorrer à reeleição.

Alexandre Magno prega gestão aberta aos cooperados da Unimed na Capital


Candidato à sucessão de Aucélio Gusmão recebeu apoios durante feijoada no sábado 

Cooperados da Unimed João Pessoa participaram sábado (4) de uma feijoada promovida pela chapa Unidos pela Unimed. O evento aconteceu na Escolinha do Flamengo.

Na ocasião o candidato da chapa, professor e médico Alexandre Magno, justificou sua decisão de aceitar a convocação de disputar a presidência da Unimed-JP.


Governador põe fim a especulação e diz que grupo terá só um candidato em JP


“Nós fazemos parte de um grupo. Quem aposta em divisão está simplesmente perdendo tempo” 
“O grupo só vai ter um candidato”. Foi o que disse o governador Ricardo Coutinho neste fim de semana, após o encontro do PSB, no Hotel Tambaú, para lançamento da pré-candidatura a prefeito da ex-secretária de planejamento, Estelizabel Bezerra.

“Nós fazemos parte de um grupo. Quem aposta em divisão está simplesmente perdendo tempo”, afirmou Ricardo. “Eu não entendo o esforço de alguns setores no sentido de retirar essa força expressa que a candidata do PSB é Estelizabel”, comentou Ricardo para, em seguida, anunciar: “Estelizabel é o desaguadouro disso tudo: de todas as forças, de tantos e tantos companheiros tão importantes como o próprio, meu companheiro, Nonato Bandeira.

Abaixo-assinado condena defesa de assassinato por jornalistas da Globo.


"Ao divulgar a defesa da prática do assassinato como meio de fazer política, a Rede Globo dá as mãos ao fundamentalismo – não importa se de natureza religiosa ou ideológica – e abre um precedente muito perigoso no Brasil", diz petição.

Caio Blinder (dir.) e Diogo Mainardi (esq.) defenderam
assassinato publicamente
Um grupo de jornalistas, professores e estudantes decidiu criar um abaixo-assinado 'contra a defesa explícita da prática de assassinatos como meio de fazer política, perpetrada por comentaristas da Rede Globo'. No dia 15 de janeiro deste ano, o jornalista Caio Blinder defendeu abertamente no programa Manhattan Conection o assassinato de cientistas iranianos como um meio válido de fazer política.

O comentário foi apoiado por Diogo Mainardi, outro comentarista da Globo. A petição que está circulando na interne afirma:

Srs. Diretores da Rede Globo

Revista Veja mentiu feio ao traçar perfil de garota que discutiu com tucano Andrea Matarazzo


A Revista errou feio (ou mentiu deliberadamente?) ao chamar as manifestantes de "burguesas"  e "petistas", e afirmar que são moradoras do Crusp. Após investigação, nenhuma afirmação se confirmou, como podem ler a seguir

A cena do secretário estadual de Cultura e pré-candidato a prefeito do PSDB Andrea Matarazzo com o dedo na cara de uma manifestante foi pras homes dos principais portais de notícias do país no sábado à tarde, logo após a inauguração parcial da nova sede do MAC, no prédio do antigo Detran, em São Paulo. No domingo, a foto de autoria de Paulo Liebert, reproduzida acima, estava na capa da edição impressa do Estadão.

No mesmo dia, a revista Veja, através de seu colunista Reinaldo Azevedo, revelava a suposta identidade da manifestante: “Quem é aquela mulher (…) cordata, suave, pronta para o diálogo? (…) É Rafaela Martinelli, aluna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e moradora do Crusp. É publicidade que ela queria, não? Aqui está”.